Temperatura negativa
Pelotas registra a temperatura mais baixa do Brasil, dizem meteorologistas
Temperatura negativa foi registrada na estação mais próxima do centro de Pelotas
Atualizada às 18h45min para acréscimo de informações
Eram 6h19min desta terça-feira quando a estação meteorológica na Colina do Sol, Zona Norte de Pelotas, registrou temperatura de -1,2ºC. Foi a mais baixa de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil, segundo o meteorologista Alef Matos, um dos responsáveis pela estação. Junto com os estudantes Gabriel Cassol e Fernando Rafael, do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instalou dois postos para captar dados em Pinheiro Machado e outro em Herval para mapear o clima da região.
Geada branqueou campos próximos à Colina do Sol. (Foto: Gabriel Cassol - Especial - DP)
A comparação com outros locais foi feita através do portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e responsável por reunir dados de estações oficiais do governo, além de um portal com informações de postos de coleta particulares, como o instalado no local há cerca de um mês. "Foi a menor temperatura registrada no país e é a mais próxima do centro de Pelotas, a 900 metros da avenida Fernando Osório e cerca de um quilômetro do Centro", contava com entusiasmo e encolhido de frio Alef Matos, natural do Mato Grosso.
Ainda em comparação com dados mais próximos, como o do próprio curso no Campus Capão do Leão e o da estação da Embrapa Clima Temperado, o local apresenta temperaturas menores em função das diferenças de altitude. Segundo Alef, a Embrapa fica a cerca de 60 metros do nível do mar, fator providencial na mudança de temperatura. A sede na Cascata, Zona Rural de Pelotas, registrou a mínima de 5,1ºC às 6h45min da manhã desta terça.
Próximo do solo, temperatura era ainda menor. (Foto: Gabriel Cassol - Especial - DP)
Junto de Gabriel Cassol e de Gabriel Vieira, Matos chegou no local por volta das 6h30min. A estação tem atualizações virtuais de minuto em minuto, através de uma internet móvel montada e financiada pelo grupo. Instalada numa área de baixada, a posição geográfica contribui com as baixas temperaturas, atenta Cassol. "O ar frio se acumula nesta baixada. Quando a gente chegou estava tudo branco de geada e no chão, rente à grama, fazia -5ºC", conta. As baixas temperaturas também foram registradas em fotos pelos estudantes.
O grupo quer firmar, em breve, uma parceria com o Sanep para utilizar a internet da autarquia, que já disponibilizou um espaço com segurança para o aparelho. Os dados podem ser utilizados para planejamento da agricultura, da pecuária, do turismo, além de uma descrição climatológica do lugar e de ações para diminuir o sofrimento de quem não tem um lar, por exemplo.
O aparelho que capta as informações está no pátio do antigo aterro sanitário. Ele registra a temperatura, a velocidade e a direção do vento, a pressão atmosférica e a umidade relativa do ar. Para acessar os dados em tempo real da estação na Colina do Sul, basta acessar o link: bit.ly/temperaturapel.
A cidade mais fria da Região Sul
Com a instalação de duas estações em Pinheiro Machado, os meteorologistas classificam o município como o mais frio de toda a região. Um dos postos está a 500 metros acima do nível, na localidade de Passo dos Pires, e outra no Parque Charrua, mais próxima do centro da cidade. "Pinheiro registrou a menor máxima, que foi de 5ºC", informa Gabriel Cassol. São lugares, de acordo com Alef, mais frios em relação a cidades da Serra, como Gramado, Canela e São Francisco de Paula, apesar de ter maior dificuldade para nevar, devido a fatores geográficos e de altitude.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário