Pandemia

Pelotas registra primeira morte por Covid-19

Paciente era uma mulher de 51 anos, que tinha problema cardiovascular crônico

Pelotas registrou neste sábado (20), por volta de 13h30min, a primeira morte por Covid-19. A vítima é uma mulher de 51 anos que estava internada desde o dia 18 de maio, na UTI do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). A paciente tinha um problema cardiovascular crônico, que se agravou com a infecção pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), em vídeo, pelas redes sociais. Com esta a Zona Sul contabiliza quatro óbitos, dois em Rio Grande e um em Canguçu.

O município teve o primeiro caso confirmado no dia 25 de março e até o momento, não tinha morte confirmada pela doença. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou mais 12 casos do novo coronavírus neste sábado (20). Pelotas contabiliza 189 casos confirmados de Covid-19.

Paula lamentou a perda e disse que a notícia tem um peso muito grande para todos que estão trabalhando no combate à doença. "Quero me solidariezar com a família dessa moça, mandar meu abraço de pesar", disse.

Ainda no vídeo, a prefeita expressou também apoio a equipe que estão trabalhando para minimizar os efeitos da pandemia em Pelotas. "Não quero que isso desmobilize toda essa equipe que tem trabalhado tanto para que a gente atravesse da melhor forma essa pandemia."

A prefeita ainda fez um apelo aos pelotenses para que mantenham o isolamento social. "Que não deixem de se cuidar e de cuidar dos outros. Para que a gente possa ter o mínimo de perdas possível." 

Os novos registros são:

- Homem, 24 anos (sintomático, isolado);

- Mulher, 28 anos (assintomática, isolada);

- Mulher, 29 anos (sintomática, isolada);

- Mulher, 30 anos (assintomática, isolada);

- Homem, 36 anos (sintomático, isolado);

- Homem, 37 anos (assintomático, isolado);

- Mulher, 37 anos (sintomática, isolada);

- Homem, 45 anos (assintomático, isolado);

- Homem, 46 anos (assintomático, isolado);

- Mulher, 49 anos (assintomática, isolada);

- Homem, 61 anos (sintomático, isolado);

- Mulher, 62 anos (sintomática, isolada).

Do total de infectados, 122 são pacientes recuperados, 64 estão em isolamento domiciliar e três internados em hospitais.

A SMS aguarda o resultado de 26 exames que estão em análise no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aumenta procura por divórcio durante a pandemia Anterior

Aumenta procura por divórcio durante a pandemia

Região de Pelotas passa para a bandeira Laranja Próximo

Região de Pelotas passa para a bandeira Laranja

Deixe seu comentário