Balanço
Pelotas registra saldo de emprego negativo no ano
Desligamentos até julho superam em 415 o número de admissões na cidade em 2018
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (MTb), o saldo do emprego foi negativo em Pelotas no mês de julho, de menos 141 vínculos, o que corresponde a uma taxa de variação de - 0,23% em relação ao mês anterior. Esse desempenho resultou de 1.550 admissões e 1.691 desligamentos. No acumulado do ano, Pelotas também apresenta saldo negativo, de - 415 vínculos formais de emprego (- 0,68%).
Já o saldo em Rio Grande, para o mesmo período, foi positivo de 197 vínculos (+ 0,47%), decorrente de 1.250 admissões e 1.053 desligamentos. Com isso, no acumulado do ano, o município soma 718 vínculos, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 1,74% em relação a dezembro do ano passado.
A conjuntura setorial do emprego
Em Pelotas, o saldo negativo de julho foi provocado pelo desempenho de vários setores em conjunto: comércio (- 75 vínculos), indústria de transformação (- 41 vínculos) e construção civil (- 37 vínculos). No acumulado do ano, o desempenho negativo é puxado principalmente pelo comércio, que apresentou - 747 vínculos formais de emprego. Em Rio Grande o cenário positivo é puxado principalmente pela indústria de transformação, que apresentou saldo de 187 vínculos formais. Já no acumulado do ano, destaca-se a construção civil (1.173 vínculos). Porém, houve desempenho negativo do comércio nesses primeiros sete meses do ano, com - 777 vínculos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário