Ano Novo

Pelotas se prepara para receber show de Réveillon no Laranjal

Confira os detalhes sobre o espaço, orientações e expectativas para a virada de ano na praia

Foto: Italo Santos - Especial DP - Estrutura já está sendo montada na praia

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Três anos depois, o show de Réveillon de Pelotas voltará a acontecer na praia do Laranjal e celebrará com festa a chegada do ano de 2024. O último evento parecido aconteceu em 2020, com a Virada Musical promovida pelo Município, que foi interrompida nos anos seguintes pela pandemia. Agora, no próximo domingo, a festa gratuita promete embalar a virada de ano do público com o show principal do grupo de pagode Revelação, além da presença de outros músicos locais, que pretendem resgatar a tradição do Réveillon que acontecia anteriormente.

Para a realização da festa de Ano Novo, foi montado um palco em forma de concha acústica, o mesmo formato utilizado no Festival de Música. Instalado na areia da praia do Laranjal, próximo à Avenida Rio Grande do Sul, o palco fica ao lado da Casa de Praia do Sesc, e fica de frente para a extensão da praia, na direção do campo de futebol de areia. Conforme o gerente do Sesc em Pelotas, Luiz Fernando Parada, as dimensões do palco são de 18 metros de frente por 16 metros de profundidade, onde as atrações se apresentarão.

A Prefeitura de Pelotas comunicou que formou um Grupo de Trabalho com órgãos parceiros como a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, para melhor preparar a logística para a organização do evento junto ao Sesc. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, o Município executa o roçado da Avenida Ferreira Viana em direção às principais vias do Laranjal, que está em processo contínuo de limpeza. "Na sexta-feira ocorrerá um pente fino no mutirão de limpeza pré-Réveillon", disse. Quanto à iluminação na orla, a Prefeitura iniciou ontem a instalação de postes para a restauração da iluminação onde é necessário.

Orientações

Um evento desse porte requer certos cuidados do público para um melhor aproveitamento da experiência, sem ocasionais problemas ou perturbações desnecessárias. Para tanto, confira as dicas e orientações gerais da organização da festa:

- Não utilize fogos de artifícios com som (conforme Lei Municipal 6.493/2017);
- Fique atento às crianças (crianças devem ter pulseira com identificação, e caso se percam dos familiares, devem ser orientadas a procurar uma viatura da Brigada Militar);
- Não circule com celular e carteira na mão;
- Se beber, não dirija;
- Tenha paciência no trânsito;
- Tenha cuidado ao entrar na Lagoa, pois água e bebida não combinam;
- Não entre em discussões desnecessárias e evite brigas.

Trânsito

Os grandes eventos são potenciais geradores de problemas no trânsito, dada a alta circulação de veículos. Para tanto, o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio, Al Alam, informou que, no domingo, a Avenida Antônio Augusto Assunção estará fechada pelo lado da praia, a partir das 6h, no trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e José Maria Fontoura. A medida visa facilitar a estruturação do comércio ambulante, banheiros, entre outros. A partir das 19h, o outro lado da via também estará fechado para promover maior segurança aos pedestres que circulam pelo local.

Em relação ao público, a solicitação do secretário é para que se utilize as três avenidas de acesso à praia, ou seja, José Maria da Fontoura, Rio Grande do Sul e Arthur Augusto Assunção. "Além disso, como a circulação de carros estará restrita, causando dificuldade de estacionamento, é recomendado que os motoristas estacionem nas ruas adjacentes (ao lado) ao Laranjal e caminhem até o percurso restante do evento", complementou o gestor.

Expectativa

Para a Prefeitura, a estimativa é de receber em torno de 20 mil pessoas vindas de Pelotas e toda região. A expectativa oficial é refletida na rede de hotéis e pousadas. Roselani Krolow é proprietária de uma pousada no Laranjal e espera que a festa provoque uma ocupação muito maior em comparação aos anos anteriores, que foram muito ruins pela pandemia. Segundo ela, qualquer evento que movimenta a cidade, acaba influenciando no movimento da pousada. "Chove lá, respinga aqui", como costuma dizer a empresária. Além disso, a preparação que sempre é intensa na pousada será especial neste ano, afinal muitas pessoas de fora de Pelotas são esperadas no Balneário. "A gente se prepara o ano todo para o veraneio, e o ápice do veraneio é a noite da virada".


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Usuários de transporte coletivo reclamam de atrasos e buracos nas vias do Laranjal Anterior

Usuários de transporte coletivo reclamam de atrasos e buracos nas vias do Laranjal

Transporte coletivo fará atendimento diferenciado para o Laranjal dia 31 Próximo

Transporte coletivo fará atendimento diferenciado para o Laranjal dia 31

Deixe seu comentário