Pandemia

Pelotas soma 5,7 mil exames para Covid-19

O montante equivale à aplicação de 16,8 testes para cada mil habitantes; esta semana houve aumento de 27% das análises feitas pelo Lacen

Na semana em que Pelotas completa três meses do primeiro caso positivo de coronavírus, o município contabiliza 5.713 testes aplicados para verificação do contágio pelo novo coronavírus, sendo 3.713 informados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dois mil provenientes da pesquisa aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que acompanha a prevalência da doença em nove cidades gaúchas. O quantitativo total aplicado na cidade corresponde a 16,8 testes feitos para cada mil habitantes.

O destaque da semana é o aumento de 27,9% das análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Segundo o levantamento semanal da Vigilância Epidemiológica, 141 novos exames foram encaminhados para interpretação no serviço oficial, perfazendo 646 laudos desde as primeiras análises realizadas em março. A enfermeira chefe da Epidemiologia local, Carmem Viegas, atribui o crescimento, em um curto espaço de tempo - entre os dias 15 e 23 de junho -, à quantidade diária de coletas domiciliares realizadas a partir da notificação de pessoas com sintomas de síndromes gripais, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Aumentou significativamente o número de coletas - uma média entre 15 e 20 por dia. Todo esse material é encaminhado para o Lacen, o que tem resultado no aumento de laudos”, explica Carmem, ao esclarecer que o Laboratório é referência para os exames PCR, feitos a partir da coleta de material biológico da garganta e do nariz do paciente.

Outros números

Os exames PCR, Elisa e os testes rápidos realizados em laboratórios privados, credenciados pelo Ministério da Saúde, alcançaram ao total de 2.242, sendo 232 novos laudos na última semana. A testagem de possíveis infectados pelo novo coronavírus ainda se mantém como o maior número de laudos feitos em Pelotas.

O município totalizou também, nos últimos oito dias, 825 testes rápidos - 54 a mais do que na semana passada. Esse tipo de testagem é enviada pelo governo estadual e aplicada nas unidades referência para atendimento de casos suspeitos de Covid, assim como nas UBSs e Vigilância Epidemiológica.

Estudo da UFPel

Permanece em dois mil o número de testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid feita pela UFPel, utilizada para estudar a progressão da pandemia no Rio Grande do Sul e como uma das ferramentas do governo do Estado para a execução do modelo de distanciamento controlado. A 5ª etapa da pesquisa está prevista para o próximo final de semana, entre os dias 26 e 28 de junho. Mais três levantamentos epidemiológicos, ligados ao estudo da UFPel, estão programados para ocorrer até o mês de setembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil tem o maior número de recuperados da pandemia Anterior

Brasil tem o maior número de recuperados da pandemia

Auxílio emergencial deve ter mais parcelas Próximo

Auxílio emergencial deve ter mais parcelas

Deixe seu comentário