Alerta
Pelotas tem caso suspeito de Coronavírus
Paciente é um homem, atendido na noite desta terça-feira na Unidade de Pronto Atendimento do Areal
Paulo Rossi -
Atualizada às 18h26min para acréscimo de informações
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, na manhã desta quarta-feira (11), um caso suspeito de coronavírus em Pelotas. Diferente do que foi inicialmente informado, o caso envolve um homem que não é pelotense e estaria visitando familiares na cidade. O suspeito buscou atendimento na noite desta terça-feira (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Ele está em isolamento domiciliar até que saiam os resultados dos exames, já coletados e enviados para análise em Porto Alegre. O resultado deve sair em até 48h.
Nesta quarta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) modificou a classificação do coronavírus como pandemia mundial. Há casos já confirmados em mais de 120 países. Também nesta quarta-feira foi confirmado o segundo caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, que recentemente viajou para Bérgamo, na Itália.
Na manhã desta quarta-feira, a SMS realiza uma capacitação com toda a rede municipal de saúde com protocolos que serão adotados pelo município. Conforme integrantes da Vigilância Epidemiológica (Vigep), o caso não é alarmante e tanto a rede pública como os hospitais estão orientados sobre quais protocolos adotar em casos suspeitos.
“A nossa orientação é que pacientes que tenham algum tipo de convênio procurem atendimento nestes locais. Pessoas que viajaram para algum dos 58 países em risco e apresentarem algum sintoma devem buscar a UPA”, indica Ana Alice Maciel, da Vigep.
O caso suspeito em Pelotas
O suspeito é um homem de 42 anos que mora em Veneza, na Itália. Natural de Pelotas, o homem estaria na cidade em visita a familiares. Com sintomas, ele buscou atendimento na UPA, onde realizou exames e depois foi orientado e permanecer em isolamento domiciliar. O quadro é considerado estável. Nenhum dos outros familiares apresentou sintomas até o momento. Mesmo assim, a prefeitura informou que permanecerá acompanhando a situação da família. O paciente deve permanecer isolado por 16 dias.
Sintomas
Os sintomas são parecidos da gripe ou um resfriado: febre, tosse e dificuldade de respirar. Nos casos mais graves, os sintomas se assemelham à pneumonia, com infecção pulmonar.
Nas avaliações realizadas por equipes médicas, é também levada em considerações viagens ou contatos próximos a casos suspeitos nos 14 dias que antecedem os sintomas e sinais.
Caso a pessoa apresente algum sinal, deve procurar atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA ou em ambulatórios particulares para aqueles que possuem alguma espécie de convênio de saúde.
Protocolos adotados no município
Uma equipe montada pela vigilância já trabalha diretamente no tema. Uma série de protocolos foram repassados a equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município na manhã desta quarta-feira. Em caso de suspeita, a situação é diretamente reportada à Vigep. Os pacientes devem usar máscaras cirúrgicas desde o momento que for identificado na triagem e durante todo o tempo de isolamento.
São coletadas amostras de secreção respiratória, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RS), onde são analisados. Conforme a avaliação da gravidade de cada caso, ou a pessoa é encaminhada para um hospital nos casos graves, ou para casa com acompanhamento de equipes em sua residência. De acordo com Franklin Neto, diretor do departamento de Vigilância em Saúde, uma equipe volante está sendo montada para realizar o monitoramento do caso suspeito e de outros que possam surgir.
No RS
- 67 casos suspeitos
- 2 casos confirmados
- 159 casos descartados
No Brasil
- 907 casos suspeitos
- 52 casos confirmados
- 935 descartados
No mundo
- 118.326 casos confirmados
- 4.292 óbitos
- 3,63% taxa de letalidade
Prevenção
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhe objetos pessoais.
(Dados do Ministério da Saúde)
-148472Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário