Enfrentamento da pandemia
Pelotas tem mais 25 leitos para Covid-19
Agora são 114 vagas específicas para o tratamento da doença, entre HE-UFPel, Beneficência Portuguesa e Centro Covid; em RG, HU-Furg antecipou a abertura de dez leitos de enfermaria
Divulgação -
A rede de enfrentamento ao novo coronavírus passou a contar com mais 25 leitos, nesta terça-feira (21). Agora, Pelotas dispõe de um total de 114 vagas: 79 de cuidados clínicos e 35 de UTI. A ampliação da capacidade é fruto de uma reorganização, que coloca a Beneficência Portuguesa como referência para as internações, ao lado do Hospital-Escola Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel).
A Santa Casa de Misericórdia chegou a montar uma ala Covid destinada a usuários de planos de saúde, mas com poucas internações e alto custo para manter uma equipe à disposição, a instituição recuou na decisão.
Na Beneficência, a ala São Pedro e uma UTI geral foram estruturadas especificamente para o combate ao novo coronavírus. Todo o fluxo de pessoas foi readaptado, com entrada e saída e, espaços de higienização conforme estabelecem os protocolos do Ministério da Saúde. "Foram criados fluxos internos, para dar o máximo de segurança aos funcionários e aos pacientes, tanto das áreas de Covid, quanto do restante do hospital, que segue funcionando normalmente", enfatiza o administrador Armando Manduca da Rocha.
Veja como os leitos estão distribuídos, em Pelotas
* De UTI: 35 no total
- 20 adultos no HE-UFPel (100% SUS)
- 10 adultos na Beneficência Portuguesa (5 SUS e 5 para convênios)
- 5 pediátricos no Centro Covid (SUS)
* Clínicos/enfermaria: 79 no total
- 38 adultos no HE-UFPel (SUS)
- 31 adultos na Beneficência Portuguesa (SUS e convênio, conforme a demanda)
- 10 pediátricos no Centro Covid (SUS)
Em Rio Grande, abertura de leitos foi antecipada
Dez dos 20 leitos de enfermaria programados para entrar em funcionamento só nos últimos dias de julho, no Hospital Miguel Riet Corrêa Jr, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foram abertos nesta terça-feira pela manhã. O esforço concentrado levou em conta a evolução da pandemia no município, que nesta noite passou a responder por 44 das 68 mortes registradas na região.
Para antecipar a abertura da nova Unidade Covid, houve redistribuição de profissionais e remanejo de equipamentos. Para aparelhar o espaço, o HU-Furg adquiriu 20 ventiladores pulmonares que chegaram no início do mês. Para colocar todas as vagas em operação, entretanto, a instituição ainda aguarda a entrega de equipamentos complementares, adquiridos na semana passada através de doação da empresa Yara Brasil.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário