Curtição

Pelotas terá Ruas de Lazer no domingo

Evento na avenida Juscelino Kubitscheck proporcionará diversas atividades à população

Carlos Queiroz -

Pelotas receberá neste domingo o projeto Ruas de Lazer, uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a prefeitura. O evento ocorrerá entre 9h e 18h na avenida Juscelino Kubitscheck, entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Barão de Butuí. Uma das vias será interditada para veículos, possibilitando uma série de atividades propostas por UFPel e Poder Público. Em caso de tempo ruim e chuva, o evento será adiado.

Durante o dia ocorrerão aulas de ginástica do Projeto Vida Ativa, apresentações de dança de projeto de extensão da UFPel e shows que compõem a agenda da Secretaria de Cultura (Secult). Além disso, a população terá acesso a diversas atividades, como brinquedos infláveis do Vida Ativa, projeto de extensão da UFPel Barraca da Saúde, feira de artesanato indígena e quilombola, escolinha de trânsito da Secretaria de Trânsito (STT), prática de basquete 3 por 3, grafite, entre outras atividades ainda a serem confirmadas.

O espaço é para a população ocupar também de acordo com seus interesses. Dessa forma, como um momento de retomada de convívio, a população poderá levar cadeiras de praia, bicicletas, skates e compartilhar um domingo de lazer na rua.

Histórico do projeto
A intenção do projeto Ruas de Lazer em Pelotas é realizar o fechamento de ruas para o trânsito de veículos automotores aos domingos e estabelecer um espaço de lazer para a população. O presente projeto está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec/UFPel), capitaneada por docentes da Escola Superior de Educação Física (Esef) e com pactuação com outras unidades.

A iniciativa também estabeleceu uma parceria desde sua concepção com a prefeitura de Pelotas. A parceria com o Executivo iniciou em julho de 2021 para planejamento e implementação das atividades e o projeto não teve início no ano anterior devido aos cuidados com a pandemia. Em 2022, com a evolução do cenário da crise sanitária e a necessidade de valorizar os espaços públicos, modificando-os para o lazer da população, o grupo gestor do projeto, composto por representantes da UFPel e de quatro diferentes secretarias municipais, retomou a mobilização para dar início às atividades neste dia 24 de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 21 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra 21 novos casos de Covid-19

Corveta da Marinha apresenta avaria e água entra na embarcação Próximo

Corveta da Marinha apresenta avaria e água entra na embarcação

Deixe seu comentário