Atualização
Pequenas empresas querem investir na digitalização do negócio
Dados levantados pelo Sebrae no estado apontam que 56% das micro e pequenas empresas aceleraram este processo
Divulgação -
Acelerada pelo mercado, a transição para modelos digitais está cada vez mais avançada em pequenos negócios gaúchos. Dados levantados pelo Sebrae no estado apontam que 56% das micro e pequenas empresas aceleraram este processo e investiram em tecnologia e soluções digitais para fazer frente aos desafios impostos pela Covid-19, especialmente a mudança de comportamento dos consumidores.
As áreas mais impactadas pela digitalização dos negócios foram atendimento ao cliente e vendas (67%), marketing e divulgação (62%), gestão (29%) e relacionamento com fornecedores (24%). O modelo híbrido é realidade para 42% das micro e pequenas gaúchas, enquanto que 5% atuam de forma remota e 53% no modelo presencial tradicional.
Os dados são da 20ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS. A pesquisa indicou que uma em cada três empresas (31%) são nativas digitais - seu negócio é baseado em novas tecnologias e recursos digitais. O estudo confirma uma perspectiva favorável para os próximos seis meses - os empresários gaúchos seguem confiantes: 49% têm expectativa de manter e 45% de expandir, com expectativa de aumento no faturamento para 76% dos entrevistados. Desses, 61% acreditam em aumento de até 30%.
“A digitalização dos negócios já deixou de ser uma tendência, como observada antes da pandemia, e se tornou uma necessidade indesviável para as empresas permanecerem relevantes junto aos seus clientes, e competitivas nos seus mercados de atuação”, diz o superintendente do Sebrae gaúcho, André Godoy. Para ele, o principal desafio, agora, está na adaptação das estruturas das empresas a esta realidade. “A transformação digital é sobre cultura, pessoas e processos”, completa.
Tecnologias adotadas na transformação das pequenas:
31% - Equipamento portátil de informática
31% - Tecnologia e sistemas de marketing digital
28% - Sistema de armazenamento de dados em nuvem
23% - Software de gestão
21% - Software de videoconferência
Áreas e oportunidades impactadas pela transformação digital:
48% - melhoria no relacionamento com clientes
35% - abertura para novos mercados/clientes
24% - redução de custos
23% - melhoria nos controles de gestão
19% - melhoria na operação / ganho em produtividade
17% - melhoria na tomada de
decisão com base em dados
12% - incorporação de novos produtos e serviços
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário