Enchentes

Perspectiva é de estabilidade após chuvas

Tempestades mais intensas devem se deslocar para o norte do Estado

Foto: Heitor Araujo - DP - Sala de situação acompanha o cenário da região

A perspectiva para os níveis da água entre esta quinta (23) e a sexta-feira é de estabilidade em Pelotas, com possibilidade de redução devido ao sistema de ventos na Lagoa dos Patos. "O vento vai ser a variável mais significativa nas próximas 24 horas, esperamos estabilidade ou redução nos níveis", projetou a hidróloga Tamara Beskow em reunião na sala de situação nesta quinta.

A previsão do tempo indica ventos de sudeste de 20 a 30 km/h, sem aquelas rajadas fortes que atingiram o Município na noite de quarta-feira, de até 80 km/h. Para a sexta, os ventos devem alternar para sul e sudoeste, mais forte, entre 50 e 60 km/h por um longo período, o que pode ocasionar a ida das águas à margem oposta na Lagoa dos Patos.

As tempestades não devem mais acontecer em Pelotas, deslocando-se ao norte do Estado. Nesta quinta e na sexta-feira, a tendência é de continuar chovendo, continuamente, de fraco a moderado. O tempo deve secar apenas na noite de sexta.

O acumulado de chuvas desde a terça-feira foi de 80 a 90 milímetros em Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, e em Jaguarão de 90 a 120 milímetros. Os especialistas projetam que a água da Lagoa Mirim, onde deságua o rio Jaguarão, pode demorar de dois a três dias para chegar na Lagoa dos Patos.

Apesar da projeção favorável nos próximos dias, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) disse que não é hora de sair do estado de alerta. Os especialistas alertam para o repique que ocasionou o segundo pico do nível do São Gonçalo, de 3,02 metros na primeira leva de águas do lago Guaíba. 

Tamara Beskow explicou que o repique é quando a água chega em maior quantidade do que a vazão do Canal da Barra ao Oceano em Rio Grande, e acaba retornando a Pelotas.

"Não é o momento de flexibilizar por conta desse repique", disse Paula. "Pode acontecer entre domingo e segunda. A gente tem o princípio de precaução que nos guiou até aqui. Não podemos, chegando perto do fim, relaxar", concluiu a Prefeita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Edição de quinta-feira, 23 de maio de 2024 Anterior

Edição de quinta-feira, 23 de maio de 2024

Em meio à inundação, chuva de granizo e vento forte em Pelotas Próximo

Em meio à inundação, chuva de granizo e vento forte em Pelotas

Deixe seu comentário