Região

Pontal da Barra é tema de discussão

Prefeitura e UFPel tratam sobre a criação de um comitê gestor para administrar uma possível Unidade de Conservação no local

Infocenter -

Durante a semana, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, reuniram-se para tratar sobre a região do Pontal da Barra e a possibilidade de criar uma Unidade de Conservação (UC) no local.

Desde outubro de 2017, um grupo da Universidade trabalha na discussão do assunto e na formulação de um relatório com dados e análises que embasam a proposta. Como argumentos favoráveis à criação da UC, a UFPel aponta a preservação ambiental e arqueológica da área, além da relevância turística para o município e o compromisso de exercer atividades de ensino e pesquisa acadêmica.

"Proponho a criação de um comitê gestor interdisciplinar, que reúna técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e da UFPel para administrar a questão e compartilhar informações. A princípio, somos favoráveis à proposta, mas precisamos estudá-la a partir desta comissão", sugeriu a prefeita.

O reitor se posicionou a favor da criação do comitê e também sugeriu que técnicos da SQA acompanhem os encontros do grupo de trabalho já em vigor da UFPel, afirmando que todos serão bem-vindos. Técnicos da Embrapa e da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado também participam das reuniões.

A região
O Pontal da Barra é uma extensa região formada pelos banhados, dunas e matas da várzea do canal São Gonçalo, entre a Lagoa dos Patos e as margens do Arroio Pelotas. O relatório formulado pela UFPel explica que a área abriga diversas espécies endêmicas (animais ou vegetais que por características básicas não são encontrados em qualquer outro ambiente natural) e ameaçadas de extinção, além de vestígios materiais de culturas pregressas e de desempenhar serviços ambientais - como, por exemplo, o equilíbrio hidrológico adjacente.

Unidade de Conservação é como denomina-se uma área natural, que pode ser protegida por suas características especiais, com o objetivo de preservar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. As UCs são criadas por meio de ato do Poder Público, após a realização de estudos técnicos nas áreas propostas.

Acompanharam a reunião o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Qualidade Ambiental, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão, Felipe Perez Fernandez, Jacques Reydams e Paulo Morales, respectivamente; o assessor especial e chefe de gabinete interino do Gabinete da prefeita, Fábio Machado; e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Otávio Martins Peres.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atividades começam a ser restabelecidas em Pelotas Anterior

Atividades começam a ser restabelecidas em Pelotas

Ayrton Senna pode virar herói da pátria Próximo

Ayrton Senna pode virar herói da pátria

Deixe seu comentário