Em obras
Pontilhão comprometido gera transtornos
Após a pista ceder, trecho da rua Santa Clara, na Zona Norte, ficará interditado por tempo indeterminado
Carlos Queiroz -
Um buraco na cabeceira do pontilhão localizado na rua Santa Clara, entre a avenida Fernando Osório e a rua Santo Antônio, nas Três Vendas, tem causado transtornos à população que circula por um dos principais pontos de deslocamento da região. O local é apontado como um "problema antigo" por aqueles que viram de perto todo o processo, desde o rompimento do cano de água até a ação de ceder da superfície. Os efeitos comprometeram totalmente o pontilhão, que precisará passar por um processo de reestruturação.
Funcionário de uma oficina mecânica localizada em frente ao local, Eliel Holz acompanhou de perto o desenrolar da história. "Há um tempo estourou o cano e afundou um pouco. Vieram arrumar, mas não resolveram. Desta vez estourou de novo, levou um pouco da areia e baixou o asfalto na cabeceira da ponte. Era tudo previsto, há mais de duas semanas abriu um buraquinho onde começou a baixar, o próprio Poder Público colocou um carrinho de cimento dentro e pronto. Como continuou afundando, aconteceu tudo isso", conta.
Conforme Holz, desde a última semana veículos que passavam pelo local se assustavam com o desnível da pista. "Os ônibus que passavam por aqui, para aqueles que não sabiam o estado que estava, davam um baita solavanco por causa do rachado". Para entender o que causava o desnível, prefeitura e Sanep estiveram no local para inspeção e alertaram os moradores sobre a periculosidade que a estrutura apresentava.
Embora a sinalização com cavaletes, desde o entroncamento da avenida Fernando Osório até a rua Santo Antônio, que está servindo como opção de desvios aos motoristas, na noite de terça-feira Eliel conta que um motorista ultrapassou a barreira, subiu no morro de areia e quase caiu no buraco. Enquanto a reportagem esteve no local, carros e motos desrespeitaram a sinalização e atravessaram o espaço, subindo em calçadas ou pela lateral do pontilhão.
Sem previsão de obras
A prefeitura confirma que um grande vazamento de água ocasionou a abertura de um buraco na cabeceira da ponte, o que fez com que a rua precisasse ser fechada. O problema na rede já foi solucionado pelo Sanep e o próximo passo é a articulação das obras de recuperação da via. De acordo com a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, o vazamento na rede de água foi bem grave e, devido ao desgaste, toda a base do canal precisará ser refeita. A intervenção se estenderá para toda a estrutura, sustentação e pavimento do canal - procedimento que será realizado por uma empresa terceirizada. "Estamos viabilizando a recuperação do trecho. A nossa equipe de engenheiros já trabalha no sentido de identificar as intervenções necessárias para que a estrutura seja restaurada o mais breve possível", detalha.
O Executivo afirma que, até o final do dia de ontem, a empresa responsável por realizar o procedimento de recomposição no canal seria escolhida. Já as intervenções só poderão ser feitas assim que o período de chuvas cessar.
Mudanças no trajeto
Devido à interrupção da rua Santa Clara, a linha de ônibus Santa Terezinha está atuando com um trajeto adaptado. Os sentidos Bairro-Centro ou Centro-Bairro farão o seguinte trajeto: avenida 25 de Julho, entrando na sua Santo Antônio e retornando à Santa Clara. Hoje o Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) estará reunido para definir possíveis mudanças.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário