Calor e seca
População sofre com falta d'água em Pelotas
No Laranjal, moradores e veranistas reclamam do desabastecimento há três dias; retomada do serviço ainda não tem previsão
Moizés Vasconcellos -
Atualizada às 20h56
Após três dias sem água, a pia da cozinha da casa da família do técnico em meio ambiente, Eduardo Martins, ficou lotada de louça suja. Moradores no Valverde, eles já haviam gasto até esta terça-feira 40 litros de água mineral, utilizada para beber, usar na comida e tomar banho. Na casa do lado, de Nelza Muller, o banho foi improvisado: de piscina, na casa da prima dela. Laranjal, Dunas, Bom Jesus, Arco-Íris, parte do Areal, Recanto de Portugal, Vila Bela e Las Acácias sofreram com a interrupção do abastecimento provocada por problema ocorrido no booster (bomba que reforça a pressão d’água), localizado na avenida Dom Joaquim.
Ainda na manhã desta terça o Sanep informou que havia solucionado o problema. As equipes da autarquia percorreram toda a tubulação da linha de 500 milímetros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinotti em busca por possíveis vazamentos, mas só depois constataram a origem. O serviço começou a ser normalizado ainda na manhã em alguns pontos do Laranjal, como parte do balneário Santo Antônio, e do Areal. Mas a previsão do Sanep é de que a totalidade dos reservatórios atingidos seja recuperada até esta quarta-feira.
A dona de casa Diva Behling, 63, abriu a torneira da frente de sua casa, na rua Senador Joaquim Augusto Assumpção, para mostrar à reportagem: nenhuma gota pingava. No balneário Santo Antônio, onde segundo a também dona de casa Heloisa Pereira não costuma faltar água, os moradores já estavam temerosos, pois os reservatórios estavam esvaziando.
Residente na rua Tuparandi, disse que quem mora no Valverde e Pontal da Barra, zonas mais baixas, geralmente sofrem com esse problema, que não costuma atingir a parte à esquerda da avenida Rio Grande do Sul, sentido Centro-bairro, onde fica localizado o Santo Antônio. A avenida é a que separa o Santo Antônio do Valverde. Mas desta vez nem todos no Pontal estavam sem água. Em alguns pontos o abastecimento estava normal na manhã desta terça. O Balneário dos Prazeres foi atingido também.
Entenda o que aconteceu
O reservatório R8, localizado na Bom Jesus, responsável por abastecer o Areal e o Laranjal, conta normalmente com uma rede de 58 metros de pressão d’água. Desde segunda-feira o serviço operava com apenas dez metros de pressão. Assim que constatada a baixa, as equipes do Sanep começaram a investigar, a partir da ETA Sinotti, possíveis causas para o problema, informa nota da assessoria de comunicação da prefeitura. Inicialmente, a autarquia acreditava se tratar de um vazamento e só nesta terça-feira detectou o defeito. O desabastecimento em toda a área citada, por ter ocorrido por um longo período de tempo, causou a secagem das redes, que agora necessitam de um período mínimo de 24 horas para a recuperação total. Portanto, em alguns locais atingidos o retorno à normalidade só será possível nesta quarta-feira.
-121377
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário