Direito

Por aproximação da classe e defesa das prerrogativas

Paula Grill Silva Pereira assume segundo mandato à frente da OAB Pelotas e listou suas principais realizações e desafios

Jô Folha -

Paula Grill Silva Pereira foi empossada, no dia 1º, para sua segunda gestão seguida à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pelotas. Ela comanda a instituição desde 2015 e ficará por mais um triênio (2019-2021). A seccional gaúcha também teve reeleição, com Ricardo Breier continuando na presidência.

Paula, que já havia sido tesoureira e conselheira da subseção pelotense, diz que o fato de não ter enfrentado nenhuma chapa de oposição é um sinal da aprovação de seu primeiro mandato. Para a nova gestão, ela manteve a mesma equipe diretiva, com Diogo Alves Zago Mascarenhas como vice, Victor de Abreu Gastaud como secretário-geral, Luciana Blank de Oliveira sendo secretária-geral adjunta e Patrícia Fernandes Guimarães na tesouraria.

Para ela, o principal desafio diante do novo triênio é dar sequência ao aprimoramento da defesa das prerrogativas, ou seja, os direitos dos advogados como classe e como profissionais. "Muitas vezes somos tolhidos dos nossos direitos", explica. Para isso, existe uma comissão permanente de defesa e assistência das prerrogativas. "O advogado tem um advogado 24 horas à sua disposição." Isso serve, segundo a presidente, para dar mais segurança e confiança para o profissional trabalhar.

Outro desafio é manter a luta pela melhoria nas condições de trabalho para os advogados criminalistas junto ao Presídio Regional de Pelotas (PRP). Segundo Paula, um problema já está sendo resolvido: a falta de estacionamento. Uma iniciativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com a escola Nossa Senhora das Dores e a Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), culminará na construção de um estacionamento bem ao lado da casa prisional. "Agora, estamos na luta para conseguir uma sala para os advogados dentro do Presídio", relata, afirmando que as tratativas estão avançadas para isso. A falta de espaço na instituição é um problema. A reforma dos parlatórios já foi feita, mas a intenção é ter também uma sala para espera.

A construção da sede própria em novo endereço - na rua Osvaldo Aranha, 71 - é vista por ela como uma das grandes realizações de sua primeira gestão. Agora, vê como outro desafio aproximar mais ainda os advogados da OAB. "O pessoal muitas vezes tem a Ordem como uma coisa distante. Nós estamos tentando cada vez mais trazer os colegas para dentro da Ordem", projeta. A OAB Pelotas possui atualmente quase três mil advogados.

Projeto verão
Em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), a equipe fará, no dia 17 de fevereiro, na praia do Laranjal, exames de sangue, hepatite e glicose, entre outros, além ofertar serviços de massoterapia e promover eventos esportivos entre advogados. O público em geral também terá acesso à iniciativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ceará convocará militares da reserva para reforçar segurança Anterior

Ceará convocará militares da reserva para reforçar segurança

Plano de Austeridade é apresentado a secretários Próximo

Plano de Austeridade é apresentado a secretários

Deixe seu comentário