Referência
Por mais formaturas de quem precisa
Com a educação como base contra a violência, ONG faz campanha para arrecadar material escolar
“A educação é a nossa arma contra a violência. Lutamos para que a gente tenha mais jovens se formando, chegando a faculdades, do que vítimas da violência”. Com estes princípios como ferramentas para transformar a realidade social do bairro Getúlio Vargas, a ONG Anjos e Querubins inicia 2020 em busca de viabilizar a prática desta ideia. A organização está com uma campanha de arrecadação de materiais escolares para crianças moradoras do bairro e que são estudantes da rede municipal de ensino.
A ideia surgiu da dificuldade que muitos pais de crianças atendidas pela instituição encontram em comprar materiais escolares. Diante desta realidade, a ONG, que não realizava esse tipo de campanha há oito anos, tomou a iniciativa de fazer esta mobilização para reunir os materiais. O coordenador da entidade Ben Hur Flores, explica que durante muito tempo existiu um outro projeto na cidade que fazia essas arrecadações e que, inclusive, contemplava as crianças da instituição. Como ele não aconteceu neste ano, a organização resolveu realizar sua própria campanha.
Para participar, basta fazer uma doação em um dos quatro pontos de coleta. A ONG está recebendo materiais na sede da instituição, na rua Preta G, número 112 no bairro Getúlio Vargas; na sede da secretaria Municipal de Cultura (Secult), no Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório; na rua Barão de Mauá, número 201 e no escritório da advocacia, na rua Padre Anchieta, 1.978, na sala 108. Os materiais arrecadados serão repassados para as crianças da ONG e para alunos da escola municipal Getúlio Vargas. A primeira remessa chega na sexta-feira. “As crianças querem estudar, mas não têm material. Até por isso, pedimos cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, canetas e cola para conseguir entregar um kit básico para nossos pequenos” declarou o coordenador.
Recompensa
Entre as crianças atendidas pelo projeto, apenas uma acabou reprovada na escola. Todas as outras aprovaram em suas respectivas escolas e anos estudantis. Como forma de presentear os estudantes, a ONG fará um passeio ao Tchê Park, parque aquático localizado em Canguçu, no próximo dia 25. “Queremos valorizar o esforço delas durante o ano. Na ONG, na escola, na rua. Ter nascido em um bairro violento não te faz uma pessoa violenta. A decisão é delas. E ficamos muito satisfeitos de poder ajudar nesse caminho e proporcionar uma escolha melhor para elas” destaca o coordenador.
Atendimentos
A ONG Anjos e Querubins foi fundada em 2003 e atende 30 crianças em sua sede. Somadas aos estudantes das escolas da região do bairro Getúlio Vargas, o número chega a 200 crianças. “ A ONG surgiu dessa necessidade de ser uma representação do bairro. Nos orgulhamos de termos sido criados e guiados por moradores do Getúlio Vargas. Atendemos só 30 na nossa sede pela limitação do espaço físico, porque gostaríamos de atender mais. É muito gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida dessas crianças” afirmou Ben Hur. Entre as principais atividades, destaque para a música e suas oficinas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário