Entidade

Por mais segurança no Laranjal

Associação é reativada e defende reivindicações em favor da população residente nos três balneários e loteamentos

Paulo Rossi -

Segurança para os moradores do Laranjal. Esse é o principal pleito da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar), que esteve desativada por um ano e três meses e voltou a funcionar após a eleição de diretoria realizada no último dia 12. Com um policial apenas e sem viatura fica difícil coibir o grande número de assaltos e roubos, tanto em casas como paradas de ônibus. Sem contar que já existiu tentativa de estupro nos pontos de espera do transporte coletivo.

Nas redes sociais é possível ver as manifestações relativas aos episódios e também são violentas. Tem gente querendo "caçar" os assaltantes e potenciais estupradores porque tem porte de alma. O problema é sério, comenta o o primeiro tesoureiro da entidade, Paulo Luiz Souza. Outra reivindicação da Asclar é a de que a prefeitura mantenha pelo menos dois contêineres de banheiros, pois o Laranjal recebe a população e visitantes o ano inteiro.

Com a proposta de realização de eventos todos os domingos, a Associação argumenta a necessidade de contar com banheiros para o público. Em princípio, os contêineres permanecem só até o próximo sábado, dia 31. Após serão retirados, deixando o Laranjal totalmente desprovido de sanitários públicos.

A Asclar também cobra medida de contenção de água, para que não se repita o grande alagamento que deixou os moradores do Pontal da Barra e Novo Valverde embaixo d'água. Souza recorda que foi feita uma obra emergencial, mas os animais da área passam por cima e estão desmanchando o dique. Com a obra da avenida Espírito Santo, a vice-presidente da Asclar, Suzana Gama acredita que serão solucionados vários pontos de alagamentos.

O asfaltamento do trajeto da linha de ônibus é outro pedido da Asclar, que tenta ainda agilizar melhorias nos postos de saúde do Santo Antônio e Balneário dos Prazeres. Falta de médicos e entrega de fichas somente às sextas-feiras, o que gera filas enormes, são problemas levados à Secretaria de Saúde pela diretoria da Associação.

Eventos
O Sesc será parceiro da Asclar na realização de eventos dominicais, pois vai manter a estrutura colocada para o verão e assumiu o quiosque montado pela prefeitura. A cancha de bocha, já recuperada, deverá ser transferida para a área próxima ao quiosque. Todos os domingos têm sido realizados treinos e em abril será promovido o 1º Campeonato de Bocha.

A Associação também vai realizar Concurso de Pesca ainda em abril e um passeio ciclístico para que os participantes conheçam o Laranjal, passando por todos os loteamentos e Balneário dos Prazeres. Souza ressalta que o Laranjal é um bairro de Pelotas e considerado por lei a partir da ponte sobre o arroio Pelotas até o Totó. A legislação é bem clara na demarcação e inclui os três balneários: Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres. Portanto, erra quem considera Laranjal apenas os balneários Valverde e Santo Antônio.

A Asclar também pretende levar mais lazer e prestação de serviços aos moradores do bairro. Será aos domingos, com brinquedos infláveis, medição de pressão, realização de exames, corte de cabelo, entre outros.

Contato
Quem quiser entrar em contato com a Asclar deve se dirigir à loja 49 do Shopping Mar de Dentro, pois a entidade não tem sede própria. A mensalidade que antes era de R$ 10,00 foi convertida em alimentos não perecíveis, a serem distribuídos às famílias de classe baixa residentes no Pontal da Barra e Novo Valverde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em rede para dizer não à violência Anterior

Em rede para dizer não à violência

Evento leva cerveja artesanal ao Shopping Pelotas Próximo

Evento leva cerveja artesanal ao Shopping Pelotas

Deixe seu comentário