Poder Público

Prefeitura anuncia novas ações mitigatórias

Entre as iniciativas estão a criação de um Parque Urbano e a instalação de mais ciclofaixas

web_collageEsquina da JK com Cassiano (D) deve ganhar um parque urbano (Foto: Divulgação / Paulo Rossi - DP)

Uma série de ações mitigatórias podem sair do papel nos próximos meses na cidade. Em uma reunião realizada no início da semana entre os secretários municipais foram apresentadas algumas delas, que dizem respeito à criação de ciclofaixas e parques urbanos.

Entre as ações destacadas pela Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) estão a criação de um parque urbano na esquina da avenida Juscelino Kubitschek com Doutor Cassiano, um parque no antigo posto de gasolina localizado ao centro da avenida Duque de Caxias, a revitalização do entorno do Trapiche do Laranjal e a instalação de ciclofaixas. No entanto, atenta Jacques Reydams, secretário da pasta, como as ações dependem das empresas, os prazos podem se estender para os próximos meses, e até os próximos anos para sair do papel.

“Conforme os Estudos de Impacto de Trânsito (EIT), de Vizinhança (EIV) e de Segurança (EIS), são definidas ações para compensar mudanças nas regiões onde estão sendo instalados empreendimentos”, comenta Jacques.

As ações mitigatórias ou compensatórias são iniciativas exigidas pela prefeitura às construtoras para reduzir impactos de empreendimentos ou obras. A instalação de uma grande loja, por exemplo, com um grande estacionamento, aumenta o fluxo de veículos, o que exige alterações no trânsito. As ações mitigatórias são contrapartidas de empreendimentos, que também possuem a responsabilidade de executá-los. Cabe ao município a fiscalização e intermédio para que isso aconteça.

web_pr5437
Antigo posto dará lugar a quadras, academia e até a um ecoponto (Foto: Paulo Rossi - DP)

Parques são aguardados pela população

As horas de lazer na avenida Duque de Caxias poderiam ser melhores caso o canteiro central como um todo fosse requalificado. Esta é a opinião das amigas Cíntia Souza e Andressa Barela, moradoras do Fragata. A caminhada pelo canteiro central no final da tarde precisa ser desviada de um antigo posto de gasolina próximo ao Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

“Tornou-se um lugar inseguro, principalmente no final da tarde e à noite”, contam as moradoras do bairro. No local ainda restam algumas estruturas de onde funcionava a conveniência do posto de gasolina e o local da troca de óleo. Além da instalação no local de um Ecoponto, Jacques adianta que também devem ser instaladas canchas de esportes como futebol e tênis de areia.

Para o local também é prevista a instalação de uma academia ao ar livre e brinquedos, além de serviços de jardinagem. “Precisa, né? Está mal cuidado todo o canteiro da Duque”, reclamou o idoso Soni Alves, morador das redondezas.

Será de responsabilidade de dois empreendimentos localizados na esquina da avenida Juscelino Kubitschek com Doutor Cassiano a construção do chamado Parque Urbano Central. Para este ano, a previsão da SGCMU é aterrar a área e fazer um contrapiso no parque, que ficará em frente aos prédios em direção à Juscelino. A previsão de Reydams para a conclusão do Parque é 2022. Uma área da escola Dom João Braga é reivindicada ao Estado para unir o Parque com a praça Palestina.

“Faz falta um lugar de lazer para quem mora perto. Mas precisa ser bem cuidado, diferente da praça Palestina”, opinou Franciele Teixeira, moradora do Fátima. No projeto da ação mitigatória, o Parque começa na esquina com a General Argolo até a Cassiano. “Depende do tempo das empresas”, informa o secretário.

Ciclofaixas

Pelo menos duas novas ciclofaixas também podem sair do papel em 2020. Também na Juscelino Kubitschek, porém na Zona Norte: entre a avenida República do Líbano e a rua Rafael Pinto Bandeira. Outra obra prevista, resultado de ação mitigatória, é um passeio para ciclistas e pedestres na rua Comendador Rafael Mazza, conhecida como rua das Traíras. “Hoje as pessoas disputam espaço com os carros, o que é perigoso”, diz Reydams. 

Também está nos planos da pasta e em negociação com um empreendimento na avenida Ferreira Viana a construção de uma ciclofaixa entre o Fórum de Pelotas e a avenida Juscelino Kubitschek, para interligar a via que é caminho do Areal e Laranjal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado repassa cerca de R$ 53 milhões em incentivos a hospitais Anterior

Estado repassa cerca de R$ 53 milhões em incentivos a hospitais

Próximo

Irã admite abate de avião ucraniano com míssil e reconhece erro

Deixe seu comentário