Solidariedade

Prefeitura arrecada doações para ajudar população mais vulnerável

Alimentos, material de higiene e limpeza são imprescindíveis no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e para manter as pessoas em casa

Muitas famílias de Pelotas precisam de ajuda para se manter nestes dias de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus. Além das que já recebiam ajuda do poder público, outras que enfrentam as dificuldades com trabalhos informais – como guardadores de carro, vendedores ambulantes do Centro da cidade, faxineiras, jardineiros, artesãos, que faziam malabares nos sinais ou vendiam sucos e frutas nas esquinas – agora não têm como buscar recursos com a redução das atividades e menos pessoas circulando pelas ruas.  

A Prefeitura de Pelotas orienta as pessoas para que sigam em casa, por ser a melhor forma de controlar a proliferação do vírus, e saiam apenas para atividades essenciais. Ao voltar para casa, contudo, devem seguir o protocolo se higienização, que ajuda a proteger não apenas sua família, mas a toda a população. Para viabilizar que mais pessoas possam ficar em casa é que a Secretaria de Assistência Social (SAS) busca doações.  

O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, destaca que alimentos ainda estão disponíveis devido a doações da sociedade. Os itens estão sendo distribuídos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Plantão Social da Secretaria. A previsão é de que o trabalho seja intensificado na próxima semana, quando algumas escolas serão utilizadas como ponto de distribuição para a comunidade. As direções que se propuserem a abrir as escolas para que a SAS leve os kits e os distribuam também ajudarão na seleção das famílias, pois conhecem cada uma e sabem as que mais necessitam.  

Os itens mais urgentes são alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, farinha de trigo, massa, óleo e leite, e material de higiene e limpeza – sabonete, sabão, detergente, desinfetante e água sanitária.

Onde entregar as doações:

- Secretaria de Assistência Social: rua Marechal Deodoro, 404, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h;  

- Casa de Passagem: rua Três de Maio, 1074, em qualquer dia e horário;

Quem não puder se deslocar até o local deve telefonar para 53.3309-3600 que a equipe buscará, quando for possível, dentro da escala de saídas.  

Mobilização social para arrecadar doações
Paralelo a isso, um grupo de empresários está organizando uma grande campanha de doações de produtos e dinheiro. O que não for doado, será comprado de atacadistas locais, já contatados e dispostos a vender por preços abaixo dos praticados normalmente. O grupo montará kits que serão entregues à SAS que, por sua vez, se responsabilizará pela distribuição. 

A Prefeitura alerta, porém, para que as pessoas tenham cuidado para não cair em golpes. As doações de alimentos e produtos de higiene para este movimento devem ser feitas, exclusivamente na avenida Francisco Caruccio, 777 – Três Vendas; e as doações em dinheiro são recebidas apenas pela Vakinha virtual. Ninguém está autorizado a procurar moradores em suas casas. para pedir doações.  

Acolhimento
A demanda pelos serviços de pernoite na Casa de Passagem, Centro Pop e Albergue noturno aumentaram, mas ainda existem vagas.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alerta constante pode causar transtornos a profissionais de saúde Anterior

Alerta constante pode causar transtornos a profissionais de saúde

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena Próximo

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena

Deixe seu comentário