Estilo Pet

Prefeitura inicia adestramento de cães para adoção no Canil

Projeto intitulado AdestraCÃO no Canil Municipal de Pelotas é realizado de forma voluntária pelo adestrador Vagner Kabke

Foto: Divulgação - DP - O objetivo é ajudar na metodologia utilizada pela equipe para rotinas e manejo

A Prefeitura deu início, na última terça-feira (31), ao adestramento de cães para adoção, com o projeto intitulado AdestraCÃO no Canil Municipal de Pelotas. O processo organizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) tem como objetivo auxiliar na metodologia utilizada pela equipe para rotinas e manejo, além de resolver problemas comportamentais dos cães e adestramento de comandos básicos, e é realizado de forma voluntária pelo adestrador Vagner Kabke.

As atividades vão seguir um plano de trabalho montado por Kabke em conjunto com a equipe do Canil, pensado a longo prazo, e acontecerão todas as terças-feiras pela manhã no espaço. Neste primeiro dia, dez cães participaram.

O plano de trabalho

As etapas de execução preveem, para filhotes, a preparação de ninhadas e resgate dos animais de até três meses, bem como adoção com uso de técnicas para dessensibilização (é uma forma de diminuir ou até mesmo extinguir o medo ou aversão de cães a determinados estímulos), controle de ansiedade e resolução de problemas comportamentais aparentes, fobias, agressividade e agitação, dentre outras.

Para cães adolescentes, adultos e idosos, será feita a resolução de problemas comportamentais, e adestramento de comandos básicos para facilitação de adoção e manejo em período de tutela do Município. Para todas as situações poderá ser realizado estudo de caso e modificações comportamentais.

Para a equipe do Canil também haverá orientações, previstas no projeto elaborado pelo adestrador: identificação das deficiências do time e estrutura para melhor organização; aulas para orientação acerca do manejo dos animais; criação de protocolos para atendimento aos animais; certificação da equipe na atuação das novas rotinas; auxílio nos casos de entrada de animais em situações de resgates críticos; e organização de um grupo de cães de suporte para divulgar o trabalho realizado no Canil em escolas e demais atividades.

A fim de qualificar famílias adotantes de animais em Pelotas, o projeto também prevê aulas de orientação durante as feiras de adoção promovidas pela Secretaria de Qualidade Ambiental, com intuito de prepará-las da melhor forma para receber os bichinhos em suas novas casas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hemocentro garante o abastecimento de hospitais no feriado prolongado Anterior

Hemocentro garante o abastecimento de hospitais no feriado prolongado

Salários atrasados motivam assembleia do Simp com indicativo de greve Próximo

Salários atrasados motivam assembleia do Simp com indicativo de greve

Deixe seu comentário