Iniciativa
Prefeitura quer construir piscina municipal
Espaço, que seria construído ao lado do ginásio Karosso, seria destinado à prática esportiva e reabilitação de pacientes
A prefeitura de Pelotas pretende construir uma piscina municipal semi-olímpica para disponibilizar, gratuitamente, a prática de natação e serviço de prevenção e reabilitação de pacientes por meio de hidroginástica e outras atividades. Por iniciativa do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o espaço - que englobaria a piscina de 25 metros de comprimento por 12,5 de largura e vestiários -, deve ser construído ao lado do Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo "Karosso", localizado na rua Àlvaro Chaves, esquina Doutor Cassiano. A ideia é contar com parcerias da Secretaria de Saúde (SMS).
"A ideia é ótima. Não deve ser difícil conseguir recursos por meio de uma emenda para a construção, mas o nosso grande desafio será mantê-la em funcionamento depois", ponderou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Ela deu o sinal verde para que o projeto seja colocado no papel e, assim que for concluído, a prefeitura deve buscar recursos e parcerias, dentro e fora do governo municipal.
Um dos primeiros passos será a realização de reuniões com a Secretaria de Saúde (SMS), que poderia ficar encarregada do encaminhamento dos pacientes do SUS que precisam fazer hidroginástica, e com o Sanep, para verificar se há a possibilidade de contribuir na parte de cuidados com a água da piscina.
O coordenador geral do Vida Ativa, Maurício Martins, que apresentou a ideia à prefeita e ao vice-prefeito Idemar Barz (PTB), destacou uma importante justificativa para a construção da estrutura: um estudo da Epidemiologia da UFPel - dissertação de mestrado de Vera Regina Lopes da Silva, com o título Sintomas Articulares Crônicos em Adultos de Pelotas/RS - Prevalência e Determinantes - que aponta que 42% das mulheres e 29% dos homens pelotenses apresentam sintomas articulares crônicos.
Martins lembrou que, atualmente, o Núcleo de hidroginástica do Vida Ativa atende 40 pessoas, em duas turmas, na piscina de um clube social _ disponibilizada por meio de uma parceria - e tem encaminhamentos para aumentar em mais dez o número de vagas. Contudo, esse serviço poderia ser ampliado ainda mais com a construção da piscina municipal.
O coordenador recordou o caso de uma usuária do serviço diagnosticada, em agosto passado, com artrose grau 5 no joelho, com inflamação crônica com perda óssea. Ela precisava perder 40 quilos para colocar uma prótese e, após a aula com hidroginástica, perdeu 27 quilos e melhorou tanto sua condição física que teve a cirurgia adiada por tempo indefinido.
Participaram da audiência o secretário de Educação, Artur Corrêa; o diretor de Desporto da Smed, Sérgio Ferreira; e o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário