Perigo

Prefeitura recolhe animais soltos na via

Pelo menos dez cavalos e éguas foram apreendidos em menos de uma semana

Desde o início da semana, o Setor de Apreensão de Animais da prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) de Pelotas, recolheu dez cavalos e éguas soltos em vias públicas da cidade. As ações ocorreram no Simões Lopes, na Cohabpel, na Cohab Fragata e no Balneário dos Prazeres.

Quando a Ssui é acionada - a maioria das operações é motivada por denúncias -, o animal é recolhido, mesmo sem sinais de maus-tratos, e levado para a Hospedaria de Animais de Grande Porte. Nesse cenário, o proprietário tem até 30 dias para reaver o equino, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84.

Após esse período, a prefeitura os encaminha para doação. Se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperar o bicho, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos. A equipe da Ssui esclarece que recolhe apenas os cavalos soltos em via pública.

Os que estão amarrados - se não colocarem em risco a circulação - são deixados. Há ainda os casos específicos de maus-tratos, que chegam através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3271-9244 (Hospedaria/Ssui) e (53) 3227-5442 (SQA).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas recebe primeira edição do ano da Caravana AMRIGS Anterior

Pelotas recebe primeira edição do ano da Caravana AMRIGS

Comissão criada para avaliar questões do Enem conclui trabalho Próximo

Comissão criada para avaliar questões do Enem conclui trabalho

Deixe seu comentário