Perigo
Prefeitura recolhe animais soltos na via
Pelo menos dez cavalos e éguas foram apreendidos em menos de uma semana
Desde o início da semana, o Setor de Apreensão de Animais da prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) de Pelotas, recolheu dez cavalos e éguas soltos em vias públicas da cidade. As ações ocorreram no Simões Lopes, na Cohabpel, na Cohab Fragata e no Balneário dos Prazeres.
Quando a Ssui é acionada - a maioria das operações é motivada por denúncias -, o animal é recolhido, mesmo sem sinais de maus-tratos, e levado para a Hospedaria de Animais de Grande Porte. Nesse cenário, o proprietário tem até 30 dias para reaver o equino, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84.
Após esse período, a prefeitura os encaminha para doação. Se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperar o bicho, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos. A equipe da Ssui esclarece que recolhe apenas os cavalos soltos em via pública.
Os que estão amarrados - se não colocarem em risco a circulação - são deixados. Há ainda os casos específicos de maus-tratos, que chegam através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3271-9244 (Hospedaria/Ssui) e (53) 3227-5442 (SQA).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário