Solidariedade

Preparativos para o Dia de Doar em Pelotas

Evento faz parte de uma rede global de solidariedade

(Foto: Helena Schuster) - Este ano, o Dia de Doar ocorre no dia 29 de novembro. Em Pelotas, a mobilização será no Mercado Central, a partir das 9h.

Por: Helena Schuster
[email protected]

Formar uma corrente do bem para ajudar o próximo. Este é o principal objetivo do Dia de Doar, movimento que mobiliza pessoas em todo o país para exercer a solidariedade, pelo menos, em um dia do ano. Nesta segunda-feira (31), como parte dos preparativos para o evento em Pelotas, a líder nacional do movimento, Carol Farias, esteve na cidade para conversar com a comunidade sobre a mobilização que ocorrerá no dia 29 de novembro. 

Durante reunião aberta ao público, a jornalista, natural de São Paulo, conversou sobre a história do Dia de Doar e também sobre a organização do evento na cidade. Segundo Carol, o movimento, que ocorre desde 2013 no Brasil, é um facilitador para que instituições e projetos sociais consigam mais visibilidade e engajamento na comunidade. A ideia é mobilizar as pessoas a fazerem doações ao longo do dia, conectando a comunidade com a solidariedade e com iniciativas de diferentes frentes de trabalho.


Em 2021, estima-se que R$ 2,3 milhões tenham sido arrecadados online durante o Dia de Doar. Para este ano, a líder comenta algumas expectativas. "Como o movimento é livre e descentralizado, muitas vezes a gente só descobre o que aconteceu depois que o dia passa. É difícil mapear antes, mas eu posso dizer que esse ano até o Cristo Redentor vai ser iluminado no Dia de Doar".

O movimento Dia de Doar é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e tem o objetivo de construir a cultura da generosidade através de um dia dedicado a realizar doações. O movimento faz parte de uma rede global de solidariedade, a #GivingTuesday, que significa "terça-feira de doação", surgida em 2012, nos Estados Unidos. A mobilização é sempre realizada na primeira terça-feira depois do feriado americano de Ação de Graças e conta, atualmente, com mais de 87 países participantes.

No site do movimento (diadedoar.org.br), é possível ver todas as informações sobre a história do movimento no país, acessar os materiais gratuitos e conferir todas as cidades que participam da mobilização.

Movimento global, impacto local
Em Pelotas, o Dia de Doar é organizado pela campanha comunitária Doa Pelotas, coletivo que reúne 23 projetos e instituições locais. A primeira edição foi realizada no ano passado e, desde então, a campanha comunitária pelotense virou exemplo para outras cidades. "Elas chegaram em um momento de organização em que cada uma tem sua função dentro do coletivo e cada função alcança espaços que sozinhas elas não alcançariam", elogia Carol.

A presidente da Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel) e líder do Doa Pelotas, Luana Braga, comenta o que espera do Dia de Doar deste ano. "A expectativa é receber um grande número de doações, mas também mostrar as instituições e projetos da cidade para as pessoas, porque eles precisam da comunidade para fazer esse trabalho", avalia. Este ano, a mobilização também conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS). "A ideia da SAS é agir como um interlocutor do evento com o poder público. A partir daí a gente está conversando sobre outras formas de auxiliar, seja com a estrutura no dia do evento ou através da divulgação", observa o titular da SAS, Tiago Bundchen.

A mobilização ocorre no dia 29 de novembro, a partir das 9h, no Mercado Central de Pelotas. Para quem faz parte do Doa Pelotas, como a Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub, o momento é de celebrar a generosidade e o trabalho de instituições pelotenses. "Essa ação faz muita diferença porque é o dia em que nós somos vistos e também estimulamos as doações para outras instituições. Todo mundo sai ganhando", comenta a coordenadora administrativa e financeira da escola, Cláudia Laurino. Para a assistente social da escola, Sabrina Bareno, a expectativa também é positiva para o Dia de Doar. "A expectativa é ainda maior para este ano. Esperamos receber mais doações e também contribuir com outros projetos".

Como participar
A participação no movimento pelotense é aberta para instituições e projetos em geral. "Não precisa ter CNPJ. Qualquer projeto social ou instituição que trabalhe para a comunidade em prol do próximo pode participar do Doa Pelotas", esclarece Luana.
Empresas e pessoas físicas que queiram contribuir com o Doa Pelotas também são bem-vindas. A líder Doa Pelotas exemplifica que empresas podem realizar ações internas em prol da campanha. "A gente está fazendo, por exemplo, uma gincana em várias escolas da rede municipal e estadual para auxiliar o Doa Pelotas e as 23 instituições que fazem parte", conta.
Para saber mais sobre os projetos, fazer parte da campanha comunitária ou realizar doações, basta entrar em contato com o Doa Pelotas através das redes sociais Instagram (@doapelotas) ou Facebook.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passageiros de Pelotas se recuperam após acidente em Tapes Anterior

Passageiros de Pelotas se recuperam após acidente em Tapes

DP online de cara nova Próximo

DP online de cara nova

Deixe seu comentário