Patrimônio

Preservando a história

As 22 aberturas da Catedral serão restauradas através do Projeto Portas da História; iniciativa visa conservar o local e mostrar a importância dele para a comunidade

Jô Folha -

Uma nova fase do processo de restauração da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula está começando. Desta vez, as 22 portas serão recuperadas através do Projeto Portas da História, que será lançado neste domingo em uma missa, às 19h, seguida por uma solenidade no Salão São José. Após a apresentação, as obras já terão início imediato na segunda-feira. R$ 560.963,50 mil foram angariados com a aprovação na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e a empresa Josapar é patrocinadora.

O restauro das portas é um recorte dentro de um planejamento inteiro, que teve início em 2005 com a eliminação das infiltrações na fundação e nos telhados. Já em novembro de 2016, o Projeto Janelas da Alma, que também teve patrocínio da Josapar via LIC, requalificou as aberturas da igreja. A arquiteta responsável, Simone Neutzling, explica que são priorizados os locais que se encontram em pior estado e o resgate dos materiais originais busca "manter a autenticidade" e repassar o conhecimento da mão de obra necessária. Cada fase precisa ser iniciada e finalizada e não pode ocorrer duas ao mesmo tempo, por isso a obra foi separada em partes. O trabalho será lento, já que, como não é possível retirar as portas, os profissionais devem ir até lá.

Desde 1997 existe um grupo criado para atuar nas intervenções necessárias na Catedral, formado por membros da diretoria. De acordo com o padre Luiz Boari, integrante da Comissão de Restauro, a cada semana é realizada uma reunião para discutir os processos. Eles estão empenhados em incentivar a comunidade a se apropriar do bem e participar da valorização do prédio, já que ele é disponibilizado para a população. "Nunca paramos", disse.

Foi montada uma exposição com banners e imagens para o Dia do Patrimônio de Pelotas com o objetivo de detalhar cada processo e explicar o projeto em si. A exibição tem como objetivo conscientizar a todos do valor histórico da Catedral e serve como uma "etapa de conscientização de educação patrimonial", segundo Simone. A estimativa é de que a obra seja finalizada dentro de 8 a 15 meses; tudo vai depender da distribuição dos recursos. Para o futuro, a Torre Norte, a rede elétrica e os telhados serão arrumados.

Ainda de acordo com o Padre Luiz, a Catedral São Francisco de Paula é um templo artístico e sagrado que "ultrapassa o religioso". Percebendo isso, a comunidade responde ao processo de restauração de forma positiva, ajudando a financiar. "Não podemos não conservá-la", afirmou.

Etapas realizadas
2005 Eliminação das infiltrações (financiamento: Catedral)
2006 Reforma dos vitrais (financiamento: comunidade)
2006 Limpeza dos ornamentos em cimento penteado (financiamento: Catedral)
2006 Revitalização da praça Jose Bonifácio (financiamento: comunidade)
2007 Restauração da cripta (financiamento: Catedral)
2009 Projeto de restauração (financiamento: Rouanet)
2012 Reforma do Salão São José (financiamento: Petrobras)
2014 Restauração das Sacadas (financiamento: Catedral)
2014 Restauração dos Bancos (financiamento: Catedral)
2014 Restauração dos vidros das janelas (financiamento: comunidade)
2015 Automação dos sinos (financiamento: comunidade)
2016 Restauração das janelas (financiamento: LIC)
2017 Limpeza das pichações das fachadas (financiamento: Catedral)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Beneficência realiza primeiras cirurgias de Videotoracoscopia Uniportal Anterior

Beneficência realiza primeiras cirurgias de Videotoracoscopia Uniportal

Defesa Civil alerta para temporais em todo Estado Próximo

Defesa Civil alerta para temporais em todo Estado

Deixe seu comentário