Saúde
Prevenção ao HIV tem reforço em Pelotas
Saúde passará a ofertar a PrEP; método busca evitar infecção entre os grupos mais vulneráveis à contaminação
A prefeitura, por meio do programa de IST/HIV e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (SMS), está oferecendo a chamada Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. O método de prevenção prevê o uso de antirretrovirais (ARV), como forma de evitar a infecção pelo vírus, mas não é indicado a todos. O tratamento é gratuito e estará disponível para o público-alvo (veja abaixo) no Ambulatório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na rua Almirante Guilhobel, 225, Fragata. Os interessados podem agendar consulta com a médica infectologista Bruna Gazoni.
Segundo o Ministério da Saúde, a eficácia e a segurança da PrEP já foram demonstradas em diversos estudos clínicos e subpopulações, e sua efetividade foi evidenciada em estudos de demonstração. Uma das pesquisas avaliou a PrEP oral diária em homens que fazem sexo com homens e em mulheres trans, identificando redução de 44% no risco de aquisição de HIV, com o uso diário de comprimido único de entricitabina (FTC) combinada ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF).
Entre indivíduos heterossexuais, a efetividade geral da PrEP foi de 62%, sendo de 49% entre as mulheres e 80% entre os homens incluídos. Em casais sorodiscordantes heterossexuais, a PrEP também se mostrou resolutiva, com redução geral de 75% no risco de infecção por HIV. Novamente, o efeito positivo elevou-se mais entre homens (84%) do que entre mulheres (66%), em razão da forte adesão. Em participantes com níveis sanguíneos detectáveis da medicação, a redução da incidência do HIV ficou em 95%.
O que é PrEP HIV?
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que impede a infecção do organismo pelo vírus, antes do contato. A medicação contém duas substâncias, o tenofovir e a entricitabina, que bloqueiam alguns "caminhos" que o HIV usa para infectar o organismo e deve ser tomado diariamente, impedindo que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.
Público-alvo
Homens que fazem sexo com homens; e mulheres que fazem sexo com mulheres
Pessoas trans
Profissionais do sexo
Parcerias sorodiscordantes para o HIV
Pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais
Quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV)
Quem apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário