Novidade
Previsão do tempo agora em podcast
Profissionais do CPPMet estarão diariamente nas mídias do Diário Popular informando sobre o clima
Carlos Queiroz -
Se você é daqueles que não saem de casa sem saber qual a previsão do tempo para o dia, agora terá mais uma ferramenta on-line para ficar atualizado e decidir se leva casaco ou guarda-chuva. A partir deste fim de semana, o Diário Popular presta mais um serviço aos leitores através de podcasts com os profissionais do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel). A parceria vai garantir mais qualidade ao tema. Além disso, quando houver alertas de anormalidades climáticas, a informação chegará quase que instantaneamente no portal e nas redes do DP.
Acostumada com intervenções em rádios da cidade, a equipe formada pelos meteorologistas Carina Klug Padilha Reinke, Eliane Grala Pereira Alves, Eliton Lima de Figueiredo, Gilsane Mari da Costa Pinheiro e Vladair Morales de Oliveira recebeu uma breve orientação de como funciona a preparação de um podcast para o portal e para as redes. Também participaram do encontro o diretor do curso de Meteorologia, Fabrício Harter, o chefe do departamento, Leonardo Calvetti, e os servidores do setor de tecnologia da informação, Omar Medeiros Jadalla e Rogério de Souza e Silva.
Durante o bate-papo, Calvetti disse que a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas com acesso à previsão, através do Diário Popular, é um grande desafio. "É por isso que também estamos ampliando nossas redes. Acredito ser esta uma maneira mais democrática de se comunicar."
Uma das mais experientes da equipe, Gilsane Mari da Costa Pinheiro conta que a previsão é feita para três dias e atualizada conforme as imagens do radar. Isso facilita, por exemplo, na hora de se programar uma agenda de eventos, por exemplo. "Agricultores, noivos que estão de casamento marcado, aniversariantes e promotores de festas típicas e até participantes de maratonas costumam nos ligar para saber como vai estar o tempo", lembra Carina Klug Padilha Reinke.
O CPPMet foi criado em 1989, mas a partir de 1994 passou a fazer a previsão meteorológica da região. A grande conquista dos últimos anos, conforme o chefe Calvetti, foi o radar meteorológico que funciona 24 horas e permite a atualização do tempo de dez em dez minutos. Seu alcance abrange o Rio Grande do Sul e uma pequena parte do Uruguai. "O equipamento identifica tempestades, por exemplo, e possibilita que o meteorologista possa fazer uma melhor previsão", salienta. Cada profissional elabora o boletim com três dias de antecedência. Ao primeiro sinal de alerta, a Defesa Civil é informada e o site https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/ passa a emitir o aviso.
A mais nova ferramenta de informação do clima pelo site do Diário Popular passa a veicular neste sábado e domingo e pode ser acessada pelo Soundcloud ou pelas redes sociais.
Confira o primeiro áudio do CPPMet para o DP:
Acompanhe:
www.facebook.com/diariopopularRS
https://twitter.com/diariopopularRS
www.instagram.com/diariopopular/
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário