Estação

Primavera da neutralidade

Diferentemente dos anos anteriores, estação gera boas expectativas para culturas como o arroz, pois não terá presença de El Niño

Carlos Queiroz -

A primavera costuma ser a estação da felicidade, colorida pelo sol, responsável pelo nascimento das flores. Mas a chegada dela, traz questões bem mais profundas, como as condições para a agricultura e para a pesca. O período tem início às 4h50min dessa segunda-feira (23) e deve ser um pouco mais quente que a anterior e com chuva dentro da normalidade.

Em relação à temperatura, a expectativa é de pequena variação. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Pelotas deve ter índices de 0,2°C a 0,4°C acima da média registrada para a estação. Em outras regiões gaúchas, como a fronteira com Uruguai e Argentina e a divisa com Santa Catarina, a previsão não traz nenhuma novidade - além do que costuma ocorrer nesta época do ano.

Costumeiramente, a primavera traz consigo o aumento das chuvas. Em 2019 não deverá ser diferente. Setembro terá uma sequência de chuva frequente e com acumulados expressivos. Para outubro, as chuvas deverão ser mais bem distribuídas e a previsão é que também superem a média normal climatológica. A partir de novembro, o sol começará a ser mais protagonista e o tempo tenderá a ser mais seco. Para a Zona Sul, a expectativa é de chuva dentro do normal durante os três meses da primavera - 120 milímetros a 135 milímetros para cada um deles. Durante o verão, entretanto, estão previstas estiagens curtas ou ainda regionalizadas.

Se para a população geral a ocorrência de chuvas é uma notícia não muito agradável, para quem trabalha no campo a perspectiva é outra. De acordo com a meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Cera, a safra 2019/2020 será comandada pela neutralidade climática, diferentemente da anterior, iniciada sob a expectativa de um El Niño. “Anos neutros são, em geral, bons para o arroz, pois possuem bons índices de radiação solar”, explica. Ela salienta, entretanto, que a previsão traz risco maior para o cultivo da soja.

A previsão de chuvas dentro da média é dado visto como parcialmente positivo para quem trabalha com a pesca. Embora evite fazer projeções, por considerar ainda muito cedo para elas, o presidente do Sindicato dos Pescadores da Colônia Z-3, Nilmar Conceição, explica que o ideal para salgar a lagoa e beneficiar a safra do camarão é o registro de precipitação abaixo da média. “O ano passado foi bom, mas em dezembro acabou chovendo. Nos resta aguardar.”

Primavera 2019
Período
de 23 de setembro a 22 de dezembro

Temperatura
índices de 0,2°C e 0,4°C
acima da média

Chuva
120 mm a 135 mm por mês, com acúmulo expressivo no fim de setembro e boa distribuição a partir de outubro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisas indicam ingestão de microplásticos por humanos Anterior

Pesquisas indicam ingestão de microplásticos por humanos

Semana de Turismo de Pelotas vai até 29 de setembro Próximo

Semana de Turismo de Pelotas vai até 29 de setembro

Deixe seu comentário