Ensino

Primeira edição do Mundo UFPel mobilizou mais de 800 integrantes da comunidade escolar

Número de visitantes ainda não foi apurado mas manhã foi marcada por mais de 150 atividades em todas as unidades acadêmicas

Jô Folha - DP - Foram oferecidas mais de 150 atividades em 27 unidades distribuídas entre Pelotas e Capão do Leão

Apesar de ainda não ter sido apurado o número de visitantes na primeira edição do Mundo UFPel, que ocorreu neste sábado, o evento já é considerado um sucesso somente pelo número de envolvidos da comunidade acadêmica na montagem da programação. Foram mais de 800 colaboradores (professores, professoras, servidores técnico administrativos e estudantes), que montaram ambientes acolhedores nas 27 unidades da universidade em Pelotas e Capão do Leão e programaram pelo menos 150 atividades, como feiras, apresentações artísticas, atividades práticas em laboratórios, oficinas, visitas guiadas, entre outros.

No Campus Anglo, encontramos as primas Emmanuelle Madeira, de 17 anos, e Luiza Madeira, 14. A primeira está em fase de conclusão do ensino médio e a segunda, ainda no ensino fundamental, aproveitou para acompanhá-la e conhecer um pouco mais, quem sabe, sobre sua futura universidade. Emmanuelle que pensava em cursar Arquitetura, a partir da visita pensou um pouco mais e se viu mais inclinada para outras carreiras como Relações Internacionais ou Direito.

Inscrita para o seu primeiro Enem, ela terá um tempinho ainda para se decidir sobre o curso. “Achei ótimo, uma forma de me aproximar um pouco mais dos cursos, o que ajuda bastante na hora da escolha”, destaca sobre a experiência vivida nesta manhã de imersão pela universidade.

O coordenador de Pedagogia Universitária e membro da equipe organizadora do evento, Eduardo das Neves Filho, conta que a UFPel tem outra atividade de divulgação, desde 2017, que é a Mostra de Cursos, que reúne em um só lugar todos os cursos da Universidade em mini estandes e tem público focado nas escolas e nos alunos que estão concluindo o ensino médio.

“A ideia do Mundo UFPel que começou este ano e que vamos continuar fazendo não são só os alunos que vão fazer neste ano o Enem para ingressar”, ressalta. Segundo ele, a ideia é envolver toda a família, pai mãe, tios, amigos, todos são potenciais candidatos à visitação. Trata-se de um evento de duplo propósito, que é aproximação com a comunidade local e regional e também com os futuros acadêmicos de qualquer idade, não necessariamente que tenham feito o ensino médio agora, observa.

Ele destaca que a UFPel é uma universidade pública e gratuita com 101 opções de cursos de graduação, entre bacharelado, licenciaturas, tecnológicos e também à distância, com quatro licenciaturas da Universidade Aberta do Brasil. Três deles são novos, aprovados recentemente e que iniciaram neste semestre. “Quer fazer uma segunda graduação, conhecer os nossos projetos. As pessoas não têm a dimensão da quantidade de cursos que nós temos”, diz.

Segundo ele, a movimentação começou cedo, às 9h, com a chegada de grupos de municípios da região, que já se programaram com antecedência para as atividades. Foram quatro horas de portas abertas para receber os visitantes, nesta primeira edição. “Quem veio de fora, já veio com sua programação pronta a partir das informações divulgadas através do site do evento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre o presidente do MTG Manoelito Savaris Anterior

Morre o presidente do MTG Manoelito Savaris

Governo autoriza preenchimento de 4,4 mil vagas em concursos federais Próximo

Governo autoriza preenchimento de 4,4 mil vagas em concursos federais

Deixe seu comentário