Encontro e literatura

Primeira turma de Medicina da UFPel lança livro

Obra documenta história da faculdade através do olhar da primeira turma que comemora jubileu de ouro

Divulgação -

Cinquenta anos de sonho, realização e muitas histórias. No ano em que comemora o jubileu de ouro, a 1ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lança um livro no próximo sábado (24), às 18h30min, na Bibliotheca Pública Pelotense. A obra Sonho e realização, assinada pela organizadora e também aluna desta primeira turma, Laura Ward da Rosa, relata através de fotos, notícias e documentos toda a trajetória da Faculdade Leiga de Medicina, desde a sua fundação até os dias de hoje.

À época, o jovem pelotense que sonhava em fazer Medicina não tinha outra escolha. Era preciso sair da cidade, ir a Porto Alegre ou Santa Maria, onde já existia o curso. Mais que um livro, Sonho e realização é um documento que registra o nascimento de uma das mais tradicionais faculdades de Medicina. Nele são dissertadas todas as barreiras que tiveram que ser superadas, como o surgimento mútuo de uma faculdade católica, por exemplo, que levantou a discussão sobre a necessidade de duas na mesma cidade.

O primeiro capítulo contém palavras do já falecido professor Naum Keiserman, fundador da Faculdade de Medicina e também paraninfo da primeira turma. Ele conta que todos os momentos importantes estão registrados, desde a fundação do Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado (Ipesse), que entendia a necessidade da existência de uma faculdade leiga, até o dia 29 de novembro de 1959, quando toda comunidade médica de Pelotas se reuniu no prédio da Bibliotheca Pública, mesmo local onde neste sábado será lançado o livro, e oficialmente fundou a Faculdade de Medicina da Ipesse, hoje da UFPel.

No livro também são contadas com bom humor as dificuldades encontradas por um curso ainda muito recente.

Conta com depoimentos de professores e descreve até momentos extraclasse, como a formação do primeiro time de futsal e a balada organizada pelo diretório acadêmico. “Este livro é o testemunho do sonho e da sua realização”, comenta Laura, sobre a escolha do título e o sentimento quanto à publicação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem riscos na Santa Bárbara, diz Sanep Anterior

Sem riscos na Santa Bárbara, diz Sanep

Futuros diretores da rede estadual farão curso de gestão online Próximo

Futuros diretores da rede estadual farão curso de gestão online

Deixe seu comentário