Identificação
Principais vias de acesso a Pelotas terão pórticos
Edital de chamamento de empresas interessadas na construção foi publicado e propostas serão abertas no dia 24
A prefeitura de Pelotas tornou público o edital para a contratação de uma empresa para construção de pórticos nas principais vias de acesso ao município. As avenidas Fernando Osório, no bairro Três Vendas, Duque de Caxias e Presidente João Goulart, no Fragata, e a rua Saturnino de Brito, no Simões Lopes, receberão as construções. No dia 24 deste mês, às 13h, a Comissão Especial de Licitações se reunirá, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para receber as propostas e dar início à abertura de envelopes.
O projeto de construção de pórticos é da Seplag com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdti). O valor orçado é de R$ 360.804,35 - sendo que os recursos são oriundo do Ministério do Turismo - e o documento da Tomada de Preços esclarece que a licitação é do tipo menor preço global. De acordo com o secretário interino da pasta de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, o prazo para execução das obras é de quatro meses. Já o contrato tem vigência de sete meses, contados a partir da assinatura.
O logotipo dos pórticos foi escolhido através de um concurso cultural realizado em 2017, que envolveu as universidades de Pelotas e o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). As instituições enviaram suas propostas de desenhos, que foram à votação popular. O selo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), concedido aos municípios que possuem patrimônio histórico cultural brasileiro, também está estampado. Essa marca, portanto, é responsável por representar a cidade.
Como vai funcionar
A implantação será em quatro vias de acesso da cidade. Somada a ela, será feita, também, uma revitalização dos pontos onde as estruturas serão fixadas. Na avenida Duque de Caxias será colocado um piso com acessibilidade, junto com bancos e lixeiras ao redor. Além disso, a área receberá iluminação e técnicas de paisagismo. Já a Fernando Osório e a rua Saturnino de Brito também contarão com vias iluminadas, pavimentação com acessibilidade e paisagismo. As áreas terão, ainda, sinalização horizontal e vertical. Por fim, a avenida Presidente João Goulart passará por todas essas modificações e ganhará melhorias na drenagem.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário