Susto

Princípio de incêndio assusta o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera

Sala da instituição pegou fogo no começo da tarde desta sexta-feira; ninguém ficou ferido

Renan Santos -

No começo da tarde desta sexta-feira, uma fumaça preta assustou o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz) e quem trafegava pela avenida Domingos José de Almeida. Por volta das 13h, um curto-circuito em uma peça isolada da estrutura acabou causando um pequeno incêndio no local. A sala ficava distante de outros pontos do prédio e ninguém se feriu.

Originado de uma pane elétrica, o incêndio ocorreu em uma sala que servia como depósito de materiais de construção das obras no segundo andar. A peça era isolada do restante do prédio e não era possível acessá-la internamente, somente através do pátio do Imdaz ou na porta frontal, posicionada junto à avenida. No local, existiam objetos inflamáveis, como o forro que seria colocado nas salas do Instituto, e tintas. Com esses elementos, o fogo se alastrou e acabou gerando a fumaça preta, que chamou a atenção dos moradores do Areal e dos funcionários do Instituto. Houve perda total de todos os materiais de construção que estavam ali, o que corresponde a uma perda financeira de aproximadamente R$20 mil.

"Estavam sendo construídas nove salas que entrariam em funcionamento no ano que vem. Infelizmente, o projeto vai atrasar porque tudo foi perdido. Forro, tinta, material elétrico, madeira. Todo material que tínhamos conseguido através de doação. Íriamos abrir novas vagas até fevereiro de 2022, para crianças de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. É uma pena", afirmou a diretora do Imdaz, Patrícia Frank.

Segundo a diretora, as obras que estão sendo feitas no Imdaz já são realizadas pensando na prevenção de incêndios. "Toda obra é feita já para evitar esse tipo de problema. Toda fiação elétrica está sendo trocada".

Crianças não se feriram

Nesta sexta-feira, aconteceu um piquenique no Imdaz. No momento das chamas, cerca de 130 crianças estavam no pátio do Instituto, ao ar livre. Ao perceberem a fumaça, as funcionárias do Imdaz mantiveram as crianças em segurança.

Instituto de Menores divulga nota

Ainda durante à tarde, a direção do Imdaz divulgou uma nota à imprensa se posicionando sobre a situação. A nota confirma que não houve feridos pelas chamas. O pronunciamento afirma que "O Instituto de Menores esclarece que teve um princípio de incêndio em uma peça ainda não reformada e sem uso, sem danos maiores'.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas não registra óbitos por Covid-19 nesta sexta-feira Anterior

Pelotas não registra óbitos por Covid-19 nesta sexta-feira

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo Próximo

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo

Deixe seu comentário