Religiosidade

Procissão de São Francisco de Paula marca celebração do padroeiro

Imagem passou por locais que homenageiam o santo e terminou com a bênção na Prefeitura

(Foto: Carlos Queiroz) - Em todos locais visitado foi rezado um Pai Nosso

As festividades do padroeiro de Pelotas, São Francisco de Paula, sempre no primeiro domingo de julho do mês, teve seu ponto alto neste sábado (1º) com a procissão motorizada e a bênção ao novo altar. Muitos fiéis acompanharam a imagem pelas principais ruas e avenidas da cidade, levando em seus veículos fitas nas cores amarelo, marrom e branco, e acompanhando as orações a cada prédio e instituição visitada. Este ano, o grupo de motociclistas esteve ausente em função da morte do organizador Julio da Gil Motos, que recebeu homenagem com um minuto de silêncio antes da procissão. 

Guiados pelas palavras do padre Luiz Boari, os fiéis  deixaram a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, seguiram pela rua 15 de Novembro até a avenida Bento Gonçalves, depois Anchieta, até a avenida Dom Joaquim, onde no Seminário que leva o nome do padroeiro, o padre Régis fez uma oração e lembrou, assim como padre Boari, do ano vocacional. Já no Hospital Universitário São Francisco de Paula, servidores da saúde e familiares de pacientes foram até a frente da casa de saúde para receber as bênçãos. 

A procissão seguiu pela avenida Duque de Caxias até o Cemitério Ecumênico e depois passou para creche que leva o nome do padroeiro. Por fim, o Paço Municipal foi o local escolhido para o encerramento da celebração, como forma de São Francisco de Paula abençoar a cidade. “Feliz de Pelotas por ter São Francisco de Paula como padroeiro. Nossa cidade é muito próspera em caridade”, disse o pároco. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), acompanhada por secretários, estava à espera da carreata. “Recebemos o nosso padroeiro pedindo as bênçãos para que nesses 211 anos sejamos todos grandemente abençoados. Sempre que nossa cidade faz aniversário, todos nós aniversariamos também. Que os próximos 12 meses sejam abençoados por muito trabalho, harmonia, saúde e paz para todos os pelotenses”, destacou a chefe do Executivo. Junto aos fiéis e direcionado ao Paço Municipal, o padre Luiz Boari realizou a tradicional oração ao Pai Nosso e abençoou o Executivo Municipal. “Por intercessão do nosso padroeiro pedimos que Deus derrame sobre essa instituição todas as bênçãos, para que a prefeita, e todos os seus colaboradores, possam bem cuidar da população de Pelotas”, afirmou.

As celebrações de sábado se encerraram com a missa às 17h, onde ocorreu a consagração e oficialização do presbitério que recebeu um altar, a mesa da palavra e a cátedra novos, na presença do bispo de Pelotas Dom Jacinto Bergmann. Quem participou das atividades foi o pequeno Herick da Silva Souza, que está prestes a completar quatro anos. Os pais, Maria Carolina Fonseca da Silva, 29, e Juliano Souza, 29, fizeram uma promessa para São Francisco de Paula para a cura do pequeno que sofre de asma. “Até os sete anos dele vamos participar de todas as atividades do santo. Até fizemos uma roupinha do padroeiro com o cajado.”

As festividades se encerram neste domingo com missa às 10h e 18h e almoço.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público Anterior

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário Próximo

Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário

Deixe seu comentário