Fé
Procissão motorizada de São Cristóvão reúne milhares de motoristas em Pelotas
Após percorrer ruas e avenidas de Pelotas, uma fila de veículos se formou em frente à Paróquia para a benção
Paulo Rossi -
Milhares de fiéis participaram da procissão motorizada de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral, na manhã deste domingo (28), em Pelotas. O dia do santo é comemorado em 25 de julho e as atividades se estenderam até o domingo, quando foram encerradas com uma missa festiva, às 19h, na paróquia de São Cristóvão.
Aproximadamente mil motoristas participaram da procissão que percorreu ruas e avenidas de vários pontos da cidade até retornar à paróquia, na rua Lindolfo Collor, para receber a tradicional bênção. "A família espera todos os anos por esse dia. É uma alegria para nós", disse Gládis Souza, enquanto assistia à passagem dos veículos.
Motorista de caminhão há dez anos, Alessandro Oliveira, 43, participou pela primeira vez da procissão motorizada. Foi ele quem carregou a imagem de São Cristóvão. "Sempre quis participar, mas nunca dava porque estava em viagem. Esse ano deu tudo certo e estou aqui com a minha família. O momento é só de agradecer por tudo. É um sentimento muito forte", comentou.
Na rua Lindolfo Collor, uma fila de veículos aguardava a bênção do padre Jaime Souto. Os motoristas que aguardavam pelo momento foram agraciados com flores e livros de orações. "Sou devota de São Cristóvão há muitos anos. Sou grata pela fé que mudou a minha vida", disse uma motorista.
De acordo com o coordenador da 34ª festa de São Cristóvão, Luiz Rubino, a procissão motorizada saiu da paróquia e seguiu pela rua Marcílio Dias, pelas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Cidade de Lisboa. Em seguida, os motoristas entraram na BR-116 e foram até a avenida Fernando Osório para, então, retornar à paróquia. "É muito bom ver todos juntos. A rua da igreja fica lotada de veículos para essa bênção".
História
Por ser padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral é comum que os fiéis depositem nele as suas convicções e rezem por proteção quando estão prestes a realizar percursos em cidades com trânsito intenso. Cristóvão - de significado "condutor de Cristo" - não é o nome de batismo da figura católica. A tradição iniciou há anos, quando Réprobo (nome de origem do santo) passou a auxiliar os passantes na travessia de um rio. Instalado próximo às margens, certo dia, carregou um menino que, somente depois do difícil trajeto, ele descobriu ser Jesus Cristo. Com tamanha fé e devoção em ajudar o próximo, se tornou santo, o São Cristóvão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário