Participação
Programa de prevenção à violência ajuda pais a controlarem a raiva
ACT é uma das apostas do Pacto Pelotas pela Paz para diminuir os índices de criminalidade no município
Como os pais podem entender e controlar a raiva, a ponto de não descontá-las nos seus filhos? A pergunta foi o tema do terceiro encontro do ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, programa de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, nesta sexta-feira (6), no Balneário dos Prazeres. Identificar os motivos que despertam este sentimento e aprender técnicas que colaborem para lidar com ele são os primeiros passos para evitar que as crianças vivenciem situações de violência, explicou a facilitadora do grupo Daniele Oliveira.
Dividido em nove sessões, o programa socioemocional busca trabalhar dinâmicas que fortaleçam os vínculos familiares, ensinem sobre desenvolvimento infantil e, especialmente, estimulem o ‘educar’ distante de qualquer violência.
Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. A idealizadora do programa, a psicóloga da Associação Americana de Psicologia, Júlia da Silva, veio à cidade em maio para oficializar a implementação.
Atualmente, 108 famílias participam do ACT, em nove locais espalhados pela cidade – em breve, mais três grupos serão abertos, o que aumentará o número de pessoas alcançadas. Desde o ano passado, 218 famílias foram beneficiadas pela metodologia psicosocioeducativa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário