Novidade

Projeto cria praça linear no Porto

Proposta de intervenção urbana e paisagista da UFPel, desenvolvida pela UCPel, contempla três quadras na região da Alfândega

praca100419

Uma reunião no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) discutiu a proposta de um parque linear para a Praça da Alfândega, na região do Porto. O projeto, idealizado por docentes da UFPel, vem sendo desenvolvido por professores e alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A proposta ainda está em discussão, mas prevê, inicialmente, academia ao ar livre, ampliação da área da praça, instalação de bancos e lixeiras, parque infantil, quadras de esporte, espaço para aulas ao ar livre, faixas de pedestres e de ciclistas, áreas de estar e paraciclos.

O Parque Linear da Alfândega abrange inicialmente três quadras, localizadas entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai, podendo, no futuro, expandir-se a outras áreas do entorno. O projeto se delineou a partir de uma demanda do Centro de Engenharias da UFPel, localizado naquela região. A comunidade do Centro utiliza cotidianamente a praça e seu entorno e entende que esse espaço poderia ser mais qualificado para atender às comunidades universitária e em geral.

A proposta de intervenção urbana e paisagística está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Extensão Habitat Social da UCPel, coordenado pela professora Joseane Almeida, mediante diálogo com as comunidades próximas, acadêmica do Centro de Engenharias da UFPel e Prefeitura.

O que está sendo proposto

Quadra 1 - Ampliação da área da praça da Alfândega, mediante a elevação do piso existente, criando uma calçada mais larga que as demais em frente ao CEng, que permita a concentração de um maior número de pessoas e a instalação de food trucks. Além disso, uma academia e espaços para aulas ao ar livre, com redução do sombreamento e inclusão de uma pérgola de madeira. Na quadra 1 iniciaria o caminho para conectar e integrar as três quadras.

Quadra 2 - Onde existe uma escola, são propostas intervenções artísticas para qualificar a interface do educandário com a área aberta e um parquinho infantil para estimular a permanência de mais pessoas no local.

Quadra 3 - É proposta a implantação de quadras de vôlei e de futebol, bicicletário e área de estar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Universitário São Francisco de Paula é referência materno-infantil na região Anterior

Hospital Universitário São Francisco de Paula é referência materno-infantil na região

Consumo saudável e consciente Próximo

Consumo saudável e consciente

Deixe seu comentário