Literatura

Projeto desenvolve a leitura de crianças carentes em Pelotas há três anos

Campanha Alegre o Natal de uma Criança - Adote uma Cartinha, da Vanguarda em parceria com o PIM, chegou a quase mil livros arrecadados

Foto: Jô Folha - DP - Pequena Antônia é uma das crianças que ganhou um livro após escrever cartinha

Antônia Custódio Tavares, com seus apenas quatro aninhos, já consegue expressar em arte a representação de um dia feliz. Uma boneca, uma bola, uma flor e muitos adereços compuseram o desenho encaminhado à Campanha Alegre o Natal de uma Criança - Adote uma Cartinha da Livraria Vanguarda em parceria com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) do governo do Estado. Nesta edição foram quase mil livros arrecadados e destinados a crianças de zero a seis anos que fazem parte do projeto. Antônia já garantiu o dela e o colocou junto da árvore de Natal, na esperança de que o Papai Noel fique feliz e atenda seu pedido de Natal que é ganhar uma boneca, além de um coelho, um gato e um cachorro. "Depois eu vou colocar lá na rua para ele (bom velhinho) ver melhor", disse ela que quase não dormiu na noite anterior à espera pelo retorno de sua carta. Junto dela o livro A ovelha felpuda.

Na terceira edição da campanha, a Livraria Vanguarda tem atraído mais padrinhos que viabilizam contemplar, além das crianças assistidas pelo PIM, seus irmãozinhos. "Este ano, percebemos que tinham muitas crianças de zero a dois anos, então demos preferência aos livros de banho e os durinhos para que eles possam manusear e ter essa interação com a literatura, pois o hábito vem desde criança", observou a proprietária da livraria, Elisabete Beltrame Lovatel. Para ela, os livros doados servem de instrumento para os visitadores do PIM trabalharem com as crianças, além de incentivar os pais a lerem para seus filhos.

Pelo progresso que as visitantes percebem com as crianças carentes que elas trabalham, principalmente no desenvolvimento cognitivo, a empresária valoriza muito a continuidade do projeto. E para isso, conta com os padrinhos-clientes que sempre tiveram interesse em ajudar, mas não sabiam como. Com as cartinhas, muitos acabam se identificando com o escolhido e até sugerem temas dos livros, como por exemplo, a questão da negritude para crianças negras. "Eu digo que nós não entregamos só livros. Entregamos amor também".

Na hora certa
O material da livraria é utilizado durante o ano, juntamente com o os didáticos, no planejamento e desenvolvimento do Programa Infância Melhor. Para a supervisora de ensino do PIM em Pelotas, Priscila Bueno Redü, as crianças se sentem acolhidas. "Ter um de trabalho, de desenvolvimento e chegar ao final elas (crianças) saberem que junto com a cartinha que mandaram vão ganhar um livro de presente do Papai Noel é compensador. A estudante de pedagogia e visitadora do PIM, Jéssica Silveira, esse trabalho é um porta-mediador para incentivar a leitura. "O contato com com os livros é o primeiro passo para o desenvolvimento", argumentou.

O pai da Antônia, o empreiteiro André Soares Custódio, 27, é só alegria. Para ele, o trabalho do PIM e o apoio da Campanha ajuda bastante o desenvolvimento da menina que, segundo ele, tem facilidade no aprendizado.

O programa
Uma política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, onde são feitas visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Produtores rurais do interior de Pelotas protestam por falta de luz Anterior

Produtores rurais do interior de Pelotas protestam por falta de luz

Quatro dicas para reduzir o estresse dos pets com os fogos de artifício Próximo

Quatro dicas para reduzir o estresse dos pets com os fogos de artifício

Deixe seu comentário