Agronegócio
Projeto Quintais Orgânicos celebra 15 anos de existência
Atividade espera alcançar a marca de mais 100 quintais implantados neste ano
Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), com o apoio de parceiros, o projeto Quintais Orgânicos chega aos 15 anos de existência em 2018. A data foi comemorada junto ao 13º Dia de Campo da Agroecologia, com a apresentação da estação referente ao trabalho dos Quintais entre as demais estações tecnológicas organizadas para o evento, nas dependências da Estação Experimental de Cascata (EEC). A celebração do alcance dos 15 anos do projeto reconheceu fortemente a trajetória de sucesso da proposta inovadora à transferência de tecnologias da Unidade de pesquisas. Além disso, as atividades do projeto vem contribuindo para a responsabilidade social e ecológica da população.
“Os quinze anos do projeto é um sonho realizado. É um momento de muita gratidão porque cumpre com a responsabilidade social ao atingir públicos normalmente esquecidos pelas políticas públicas”, resume Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto.
Segundo ele, a tecnologia não deve ser excludente e sim ser inclusiva e o Projeto Quintais têm como objetivo promover a segurança alimentar e melhorias na qualidade de vida de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, econômica e alimentar. "Há comunidades que muitas vezes não recebem a tecnologia, então estamos levando a tecnologia para esses locai. Nós podemos, sim, chegar lá com as tecnologias da Embrapa, levando todo o pacote tecnológico que o projeto inclui”, diz Gomes.
Apoio de Parceiros
Essa marca histórica para o projeto não seria possível sem o apoio das parcerias construídas ao longo deste tempo. Foi prestada uma homenagem às empresas que apoiaram e apoiam de forma significativa o projeto. A Eletrobrás (CGTEE) e A Philip Morris Brasil estiveram presentes na comemoração e receberam uma placa de agradecimento para marcar a data. O projeto foi desenvolvido de 2004 a 2016 através da parceria entre Embrapa Clima Temperado e Eletrobrás (CGTEE). A empresa que foi apoiadora do projeto durante 12 anos, esteve presente no ato. “Para nós como empresa e, também como pessoa, é uma grande satisfação estar aqui nesse ambiente de pesquisa, de planejamento e progresso na área da agricultura, principalmente com o Projeto Quintais por que ele atinge o pequeno proprietário e possibilita a geração de renda para esse segmento, desenvolvendo uma forma mais sustentável de gerir essa propriedade”, disse o gerente de Assessoria do Meio Ambiente da Eletrobrás (CGTEE), Luis Eduardo Piotrowicz. Com o patrocínio da Eletrobrás(CGTEE) o projeto conseguiu conquistar a implementação de 1817 quintais.
A partir de dezembro de 2017, os Quintais Orgânicos passou a contar com a parceria e o apoio financeiro da Philip Morris Brasil. “É muito importante estar aqui comemorando, hoje, o aniversário deste projeto, pois ele é muito importante e está alinhado com os objetivos da nossa empresa. Nós estamos investindo muito forte na sustentabilidade no meio rural, e esse tema passa por esse momento de diversificação de renda, de fornecer um ambiente com melhor qualidade de vida para o produtor rural. Já estamos apoiando o projeto há um ano e já renovamos para mais um ano e a tendência para os anos vindouros é continuar com essa parceria”, adiantou o supervisor de Sustentabilidade da Philip Morris Brasil, Felipe Consalter.
Expectativas são promissoras para o futuro
Segundo Fernando Costa Gomes, as expectativas são muito boas para o futuro, ele explica que a maior financiadora do projeto foi a Eletrobrás(CGTEE), que permitiu a realização de 1817 quintais. Em 2017, iniciou-se a parceria com a Philip Morris Brasil e projeto garante sua continuidade até 2019, com a renovação da parceria com a empresa. “A gente tem o compromisso de realizar 100 quintais em 2018 e acreditamos que vamos superar essa meta”, concluiu Gomes.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário