Protesto
Prova do Pave tem mensagem subliminar: "Fora Bolsonaro"
Letras foram destacadas em negrito no cabeçalho de instruções aos candidatos da segunda etapa
Divulgação -
Quase passou despercebido, mas alguns alunos notaram uma mensagem subliminar no cabeçalho da prova da segunda etapa do Pave, realizada no último sábado em Pelotas: com letras em negrito, formou-se a frase Fora Bolsonaro no espaço destinado às instruções para os candidatos.
Ainda no sábado, o Núcleo de Processos Seletivos, ligado à Pró-reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), responsável pela organização da prova, recebeu fotos da prova de alunos que identificaram a mensagem subliminar.
Segundo Francisco dos Santos Kieling, chefe do Núcleo, foram averiguadas provas que retornaram para a Universidade e foi confirmada a mensagem. Porém, Kieling ressalta que, na sequência do material, outras letras também estavam em negrito, sem formar, aparentemente, alguma outra frase.
A UFPel abriu um procedimento para identificar como a mensagem foi inserida na prova. Está descartada, por ora, qualquer interferência externa, como um ataque hacker, por exemplo, e por isso não se discute a possibilidade de suspensão do exame.
As questões da prova do Pave são feitas por uma banca de professores, de dentro da Universidade e outros que compõem a rede de ensino do município. Essas questões são incluídas em um banco de dados e retiradas para a elaboração das etapas.
Depois, são encaminhadas para o processo de diagramação e impressão, ambos realizados na UFPel. Uma vez impressas, elas vão para malotes lacrados e vão para os prédios.
"Tem uma equipe bastante rigorosa [de controle], que trabalha até com menos pessoas do que se precisaria, por causa dos cortes orçamentários que a Universidade têm sofrido. Não que justifique", relata Kieling.
A prova da segunda etapa foi aplicada para mais de 2 mil estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio, em recuperação ao ano de 2020, quando foi suspensa por conta da pandemia.
Internautas repercutiram o Fora Bolsonaro na prova do Pave; "Capa da prova do PAVE da UFPEL. Junte as letras em negrito e terá uma mensagem. Kk", postou um usuário do Twitter. "pq ninguém ta falando do "fora bolsonaro" na prova do pave??", postou outra.
Segundo Kieling, até o momento, a UFPel não recebeu qualquer reclamação sobre o ocorrido. A Universidade espera ter uma explicação sobre o fato dentro de 15 dias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário