Agronegócio

Reabrir a fábrica de rações em Canguçu é uma das metas da Cosulati

Desafio será um dos temas abordados em assembleia de sócios nesta quinta-feira

Carlos Queiroz -

A nova meta da Cosulati está traçada: colocar a fábrica de rações, em Canguçu, em operação entre os meses de março e abril de 2019. O desafio é um dos temas que entrará em pauta na assembleia geral marcada para a tarde desta quinta-feira (8). Na oportunidade, os sócios receberão o balanço dos últimos seis meses de trabalho e, ao que tudo indica, devem manter o produtor Almir Fernando Miguel Mendonça no comando da Cooperativa, como liquidante.

Ainda é cedo, entretanto, para afirmar o número de contratações e o volume a ser produzido na retomada da indústria, que já chegou a fabricar de três a quatro mil toneladas por mês. A fase é de contatos com possíveis parceiros e rede bancária. E o objetivo final também está definido. Com ração disponível para alimentação de aves e do gado, a Cosulati poderia investir em outras duas frentes: reabrir ao menos parte da indústria de frango, em Morro Redondo, e ampliar a produtividade do leite para fortalecer toda a cadeia.

"Estamos confiantes. Em breve, vamos nos reerguer ainda mais fortes", destacou Mendonça. Neste meio ano à frente da Cooperativa, alguns avanços são motivo de comemoração. Os produtores de leite passaram a receber em dia - embora ainda existam dívidas que permanecem para trás. A fábrica de lacticínios, no Capão do Leão, já não fica mais parada; ainda que a matéria-prima seja de terceiros, às vezes até de fora do Estado. A negociação de pendências com credores segue entre as prioridades. E tem dado resultado: a dívida de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o Governo do Estado foi parcelada e começou a ser paga.

"Precisamos estabelecer confiança com os credores porque não apostar na Cosulati, não é matar um negócio, mas a própria região", argumenta o liquidante que, ainda guri, herdou do pai o gosto e o respeito pela Cooperativa que luta para ver fortalecida. Atualmente, só entre os sócios que permanecem ativos, encaminhando a produção de leite, a área de abrangência chega a 21 municípios da Zona Sul.

Para se aproximar do consumidor
Uma feira noturna, inaugurada possivelmente no dia 13 deste mês, irá reunir representantes da Cosulati e de outras 12 cooperativas da região. O ponto de encontro será junto à sede da Cosulati, na praça 20 de Setembro. A periodicidade será semanal.

O chalé, instalado no mesmo local, também voltará a abrir as portas, com o mesmo objetivo: oferecer os produtos ao público de Pelotas, de segunda a sexta-feiras durante a manhã e a tarde.

Esperança permanece entre quem está no campo
O morador da localidade de Corrientes, no interior de Pelotas, Jones Wruck, 39, é um dos produtores que não interrompeu a entrega de leite à Cosulati em nenhum momento. E, logo, explica o porquê: "A gente sempre se manteve na esperança que não quebrasse e ainda sonhamos que ela volte a ser o que era".

Atualmente, são cerca de 250 litros repassados por dia. Com a morte de parte do plantel no ano passado, a família passou a dedicar-se também ao cultivo de verduras: brócolis, repolho, couve-flor... Tudo para não depender apenas do leite, que ao longo de 14 anos, já chegou a representar em torno de 600 litros por dia. E quem sabe, com a recuperação da cooperativa, a propriedade dos Wruck, aos poucos, também se fortaleça. É o que milhares de produtores esperam: voltar a crescer, na carona da Cosulati.

Saiba mais
O valor total da dívida atinge os R$ 246 milhões. Antes da redução de estrutura, a Cosulati possuía aproximadamente 850 funcionários. Hoje são exatamente 221 trabalhadores. A expectativa, entretanto, é positiva. Com a perspectiva de as Unidades de ração e de frango retomarem as atividades, ao menos parcialmente, no primeiro semestre de 2019, novas contratações devem ocorrer. O liquidante Almir Mendonça preferiu não detalhar números.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reforma trabalhista completa um ano de vigência Anterior

Reforma trabalhista completa um ano de vigência

Brasil faz sua estreia no Dia Mundial do Enoturismo Próximo

Brasil faz sua estreia no Dia Mundial do Enoturismo

Deixe seu comentário