Região
Recadastramento biométrico está 87% completo na Zona Sul
Mais de 88 mil eleitores ainda precisam realizar o cadastro das digitais nos tribunais regionais da Justiça Eleitoral
Carlos Queiroz -
Entre os 23 municípios da Zona Sul, apenas três ainda não concluíram o processo de recadastramento biométrico. Canguçu, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar acumulam 88,7 mil eleitores que não possuem o cadastro das digitais no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Em Pelotas, o processo de recadastramento biométrico começou em agosto de 2015 e se estendeu por sete meses e já está concluído.
Rio Grande ainda não iniciou o chamamento dos eleitores para o recadastramento: está em último lugar na corrida para a atualização dos dados do eleitorado. A data de início não foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece os municípios submetidos ao processo. Por lá, pouco mais da metade dos eleitores realizou o processo, de 153,9 mil cerca de 70,4 mil passaram pelo Tribunal Regional da cidade. O prazo final para todo o Estado é março de 2022, ano em que ocorrem as próximas eleições presidenciais e para governador.
Em Canguçu a situação está mais avançada. Falta o cadastro das digitais de 12,5 mil eleitores - cerca de 71% dos votantes já realizaram o processo. O município iniciou o chamamento em março do último ano e tem 12 meses para encerrar. De acordo com o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral, Paulo Molina, a expectativa é que até o próximo mês o número chegue a 80%. “Muitos acabam deixando pra última hora, nos últimos meses o movimento foi mais baixo”, afirma. Os eleitores que não cadastrarem as digitais até o dia 11 de março terão o título de eleitor cancelado.
O prazo final também vale para os moradores de Santa Vitória do Palmar. No município, mais de cinco mil eleitores precisam passar pelo cadastramento. Assim como em Pelotas, os demais municípios da 164ª Zona Eleitoral encerraram o processo. São eles Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Apesar disso, alguns eleitores ficaram fora do chamamento.
Aqui no município, o número é de 512 votantes que precisam se dirigir ao Tribunal Regional. Conforme explica o chefe de cartório da zona eleitoral, Rodrigo Teixeira, isso se deve aos eleitores com o título suspenso, como os casos de suspensão criminal e cancelamento.
Filas pequenas no cartório eleitoral
Em Pelotas, a espera para regularizar a situação eleitoral é pouca. Giselda Duarte, 35, passou pelo prédio da Justiça Eleitoral para emitir a segunda via do título. Nas últimas eleições, em 2018, ela votou com a digital para presidente e governador e elogia a facilidade do processo, feito diretamente com a digital. Já Richard Moura, 18, fez o título no mesmo dia, processo rápido e que o permitiu sair com o documento em mãos. Nos próximos meses, a atenção se volta para os candidatos à prefeitura de Pelotas e à Câmara de Vereadores. O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro.
Como cadastrar
Os eleitores podem realizar o recadastramento biométrico diretamente no cartório eleitoral. Deve apresentar um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho) e o comprovante de domicílio de no máximo três meses da data de ida ao local. Em Pelotas, o prédio do TRE fica na avenida Ferreira Viana, 1.159. O agendamento on-line também pode ser feito, basta acessar o site do TRE-RS e clicar na aba “Eleitor e eleições” e depois em “Agendamento de atendimento”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário