Prazo
Recursos para ajudar os idosos do município
Termina nesta quinta-feira o prazo para destinação de parte da restituição do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso
Divulgação -
Nesta reta final de 2021, aumentam as preocupações com o Imposto de Renda (IR). E esta obrigação anual dos brasileiros pode ser convertida em investimentos para fundos municipais de assistência. Encerra hoje o prazo que permite aos pelotenses realizar este tipo de doação, alvo de uma campanha do Conselho Municipal do Idoso nas últimas semanas para obter estas destinações. O objetivo é viabilizar políticas públicas e incentivar projetos voltados para a terceira idade em Pelotas.
Os repasses dos recursos através da declaração do IR integram a campanha "Valores que ficam", desenvolvida pelo governo do Estado. A regulamentação do Fundo Municipal do Idoso aconteceu em 2019, o que permitiu a arrecadação de recursos através do IR. Ao ser direcionado pelo contribuinte, o abatimento é somado às receitas do Fundo. "Essa campanha da Assembleia Legislativa é para todo o Estado. As pessoas físicas podem até o dia 30 destinar 6% do valor do IR delas. Aqueles que já foram descontados, podem doar através da restituição do ano que vem. Se eu não paguei, é possível fazer o depósito e, quando fizer a declaração, entregar o comprovante da doação", explica o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão.
Em sua estrutura voltada para a terceira idade, Pelotas conta com 58 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e com o Conselho, composto por 28 conselheiros (14 titulares e 14 suplentes), além de universidades, entidades empresariais e movimentos que são parceiros das ações pensadas para os idosos. O objetivo do Conselho Municipal do Idoso é obter mil destinações do IR 2021/22, o que resultaria em um valor médio de R$ 1.000,00. "Pelotas tem quase 62 mil idosos e precisam existir melhorias nos atendimentos. Faltam espaços de atenção ao idoso. Eles precisam ter atividades físicas para evitar o envelhecimento precoce. É importante que existam esses investimentos, principalmente neste momento, quando, gradativamente, os idosos voltam a sair de casa depois da pandemia", afirma Lélio.
Como ajudar?
É possível destinar este percentual através de uma plataforma digital do governo do Estado. Acessando o site valoresqueficam.al.rs.gov.br, há um tutorial de como realizar as doações. O cidadão precisa ter a sua declaração do Imposto de Renda 2021/2022 ou uma simulação desta declaração com base em dados antecipados para poder efetuar os cálculos de percentuais que serão destinados. Após isso, realizar o depósito correspondente a este percentual na conta do Fundo Municipal do Idoso. O número da conta é 71115-5, agência 2820, da Caixa Econômica Federal.
Projetos beneficiados
O dinheiro arrecadado é destinado às instituições que auxiliam a terceira idade no município, como a Santa Casa de Misericórdia, o Pronto-Socorro de Pelotas e a escola Louis Braille, entre outras de apoio ao idoso. Os recursos conquistados são repassados à estas entidades previamente escolhidas após uma seleção realizada pelos membros do conselho "É uma forma de decidir onde os recursos serão aplicados. Deixar esta quantia aqui auxilia no combate à violência contra pessoa idosa, na melhoria de serviços, entre outras aplicações", destaca Falcão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário