Educação

Rede infantil terá mais vagas em 2020 após aumento em 2019

Projeção do município é que mais 715 vagas sejam criadas este ano a partir da ampliação de escolas e da inauguração de novos educandários

Mais 523 vagas na Educação Infantil municipal foram criadas pela prefeitura em 2019, o que representa um acréscimo de 7,7% em comparação a 2018. Enquanto 6.755 alunos, de zero a cinco anos, estiveram vinculados à rede em escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis), em 2018, 7.278 crianças tiveram sua vida escolar no município, em 2019. E para 2020, construções novas abrirão mais 715 vagas.


O aumento acompanha e supera a evolução evidenciada a nível nacional, identificada pelo Censo Escolar - divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, no início deste ano. Ao passo que a ampliação registrada no ensino público do Brasil corresponde a 4,2% (em turmas de creche de zero a três anos), na rede municipal pelotense, o aumento foi de 16,5%: 1,6 mil vagas, em 2018, para 1,9 mil, em 2019.


O mesmo ocorre ao se comparar os dados referentes à pré-escola (quatro e cinco anos), quando um acréscimo de 0,75% foi registrado no país e de 4,7% em âmbito municipal: de cinco mil para 5,3 mil. As reformas e ampliações executadas nas escolas foram essenciais para a maior absorção de alunos da Educação Infantil. No ano passado, mais três Emeis foram entregues totalmente requalificadas aos pelotenses, melhorando o ensino nos bairros e o dia a dia de crianças e educadores.


“Não vamos parar de investir na Educação, que é forma de transformar realmente a sociedade e de preparar as nossas crianças para um futuro melhor”, disse a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), referindo-se à importância do primeiro contato dos pequenos com a escola, uma vez que ele é fundamental para a sua progressão pedagógica.


A gestora ressaltou que os números confirmam o trabalho feito pela Administração visando à melhoria da Educação Infantil. “Temos equipes qualificadas, escolas completamente revitalizadas, que são lindas e dão orgulho à rede municipal e, agora, estamos ampliando as vagas para trazer mais uma resposta à sociedade”, complementou a prefeita.

Plano Nacional de Educação
A prefeitura atende toda a demanda de crianças a partir dos quatro anos, considerando a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 2013, que tornou o ensino obrigatório a partir desta idade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação este ano para 3,58%

Congresso se mobiliza para proteção dos animais Próximo

Congresso se mobiliza para proteção dos animais

Deixe seu comentário