Oportunidade

Reta final para o Enem

Alunos contam como está a preparação nesses últimos dias antes da prova; exame garante diversidade cultural nas universidades

Jô Folha -

Menos de um mês separa os estudantes do último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para os cursos superiores. Professores e alunos dizem que a hora é de intensificar os estudos, mas sem esquecer os momentos de descanso. Neste ano, a prova traz algumas novidades, como um intervalo maior entre os dois dias de aplicação. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o exame é responsável pela a presença de alunos do país inteiro.

Organizar os estudos é a tática que Nicolas Campos acredita ser eficiente para obter um bom resultado na prova. Esta é a segunda vez que tenta ingressar no curso de Odontologia e se sente bem mais preparado em relação ao ano passado. Além do tempo dedicado ao curso pré-vestibular, estuda mais seis horas por dia em casa. Seu foco, agora, é a Matemática. Ele acredita que a disciplina será a mais importante aliada para a conquista de uma boa nota.

O professor Hélio Furtado, docente de um curso pré-Enem, fala que o momento de preparação dura o ano todo e é um tempo único na vida do futuro acadêmico. Para conseguir um resultado satisfatório na prova, frisa que o aluno precisa estudar e fazer a sua parte durante os 12 meses. Na reta final, ele e outros professores da instituição focam em revisões dos conteúdos que costumam cair no exame. Sua dica para quem está se preparando é "estudar e descansar". Ele lembra que os momentos de relaxamento são essenciais nessa fase. O docente Miquelângelo Barcelos concorda com o colega e diz que o ideal é achar um equilíbrio entre os momentos de estudo e descanso. "O segredo é estudar e ter um preparo emocional e físico", fala, comparando o candidato do Enem a um atleta prestes a encarar uma maratona de 180 questões, além de uma redação, em dois dias.

Mudanças
Neste ano o Enem traz algumas diferenças em relação à última edição. A principal delas é o aumento no intervalo entre os dois dias de aplicação. Até 2016 as provas eram feitas em um único fim de semana. Agora, serão em dois domingos consecutivos. O primeiro, marcado para 5 de novembro, terá as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação. Já no segundo, dia 12, os alunos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O aluno Luan Lopes quer ingressar na faculdade de Jornalismo. Ele, que parou de trabalhar para se dedicar exclusivamente ao Enem, aprovou a mudança. "Ficou mais leve", afirma. Suas maiores dificuldades são Física e Química, conteúdos que terá uma semana a mais para estudar. Apesar de julgar estar bem preparado para o exame, confessa que o nervosismo pode atrapalhar na hora de resolver as questões.

Outras mudanças no exame referem-se à segurança. O número de detectores de metal aumentou em relação à quantidade de inscritos - serão 67 mil aparelhos para 6.731.256 candidatos. Novidade implantada no ano passado, a coleta de dado biométrico seguirá sendo feita.

Mais diversidade
Oitenta por cento dos novos alunos da UFPel em 2018 ingressarão via Enem. O fato de a prova ser instrumento de entrada para estudantes de todo o país garante diversidade à instituição, avalia o reitor Pedro Curi Hallal. "O Enem consegue captar estudantes de todo o Brasil para que a UFPel cumpra seu papel na rede de universidades federais", analisa. Por outro lado, reconhece a importância da entidade para a população da Zona Sul. O aumento de 100% das vagas destinadas ao Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), vestibular voltado aos estudantes do Ensino Médio, é prova desse entendimento.

Sobre o índice de evasão, o reitor confirma que é maior entre os ingressantes do Enem, mas isso não é motivo para desqualificar o processo. "Conquistamos o acesso nacional à Universidade. Agora, precisamos assegurar a permanência", frisa. Nesse sentido, ele diz que um dos compromissos de sua gestão é manter a assistência estudantil. Para o próximo ano, o orçamento dedicado à assistência não sofrerá cortes, garante.

Cronograma do Enem
20/10 - Divulgação do Cartão de Confirmação com o local de prova
5/11 - Primeiro dia de prova. Portões abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília/DF. As provas começam às 13h30min e terminam às 19h.
8/11 - Divulgação do gabarito do primeiro dia de prova.
12/11 - Segundo dia de prova. Portões abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília/DF. As provas começam às 13h30min e terminam às 18h.
16/11 - Divulgação do gabarito do segundo dia de prova.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transporte escolar é licitado para três escolas rurais Anterior

Transporte escolar é licitado para três escolas rurais

Próximo

Remédios a pacientes oncológicos atrasam

Deixe seu comentário