Saúde
Reta final para se proteger contra a gripe comum
Prorrogada até o próximo dia 30, campanha já imunizou mais de 97 mil pessoas em Pelotas
Carlos Queiroz -
A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida até o próximo dia 30. Em Pelotas, a mobilização já imunizou 97.301 pessoas, conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O índice corresponde a 67% das doses recebidas. A campanha se dividiu inicialmente entre três grupos, mas a SMS planeja oferecer as doses para outros cidadãos que não estavam enquadrados nestas divisões iniciais. Ainda há 47.649 doses disponíveis para a quinzena final da campanha.
O grupo formados por crianças de seis meses e menores de seis anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, professores, adultos de 55 a 59 anos alcançou 74.661. A meta é vacinar 96.352 cidadãos dentro destas características. Na campanha deste ano, a preocupação da secretaria tem sido o baixo índice de vacinação de crianças, que atingiram apenas 27% da expectativa. Outros grupos que ficaram abaixo do esperado foram de gestantes e puérperas.
“Conseguimos alcançar a meta em alguns grupos, conforme o que planejamos de acordo com o número de habitantes. A vacinação é muito importante na vida das crianças e não imunizar pode trazer prejuízos para a saúde dos pequenos”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas. Ela alerta para a necessidade das pessoas procurem os centros para aplicar estas doses. A SMS traça estratégias para intensificar a imunização destes grupos e, desta forma, aumentar o número de vacinados, aproximando-os da meta. Entre as medidas, um “Dia D” está sendo planejado para atingir estes objetivos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades seguem seu funcionamento normal, com o turno da tarde dedicado à vacinação. A destinação desse horário foi projetado especialmente para conseguir atender a população que deseja obter as doses. “Nós temos a expectativa que as pessoas se dirijam até as unidades nesta fase final, principalmente as crianças. Esperamos que neste período, haja um aumento nessa procura”, destaca Carmem.
Do grupo formado por pessoas com comorbidades como doença renal crônica, diabetes, obesidade e outras doenças, 18.063 cidadãos tomaram a vacina, em uma população total de 29.254. Um terceiro grupo, composto por membros da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais militares e civis da ativa, caminhoneiros e trabalhadores portuários e de transporte coletivo já vacinou 4.577 pessoas.
Após o encerramento da campanha, no dia 30, a ideia é oportunizar para que mais pelotenses obtenham as doses. A confirmação de como se dará esta etapa depende do saldo das doses. “Só conseguiremos uma definição mais precisa, tanto de quantitativo quanto da forma como serão feitas estas vacinas, após o fim da campanha. Esses grupos vão ser definidos depois, e a liberação vai ser gradual”, frisa Carmem. Por enquanto, até o fim do mês, apenas os pelotenses enquadrados nestes três grupos, podem se imunizar.
Segurança na aplicação
A edição de 2020 da campanha de vacinação contra a gripe aconteceu simultânea à pandemia da Covid-19. Entre outros fatores, o isolamento exerceu influência na procura dos pelotenses pelas doses. “As pessoas ficaram em isolamento, isso diminuiu a procura nas UBSs. É importante que usem máscaras, procurem as unidades no turno da tarde, quando estão preparadas para aplicar as doses. Elas têm suporte para fazer a vacinação em segurança para os pelotenses, mas acredito que a pandemia influenciou estes números”, analisa a chefe da vigilância epidemiológica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
 
                     
                                             
                                             
                                                 
                                                 
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                         
                                                         
                                                         
                    
Deixe seu comentário