Educação
Reunião e mobilização
Evento organizado pelo Centro Acadêmico Ferreira Vianna teve uma apresentação de contas do reitor Pedro Curi Hallal sobre o impacto dos cortes orçamentários
Gabriel Huth -
Com transparência e mobilização a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pretende reverter o corte orçamentário imposto pelo Ministério da Educação (Mec) no orçamento de 2019. Na manhã desta segunda-feira, a exemplo disso foi a atividade no auditório da Faculdade de Direito, em evento organizado pelo Centro Acadêmico Ferreira Vianna, que lotou o espaço para ouvir da voz do reitor Pedro Curi Hallal o perigo iminente de fechar as portas da instituição sem os recursos para mantê-la. À tarde, uma assembleia geral entre estudantes, servidores e professores está marcada às 17h na antiga sede da AABB, na rua Alberto Rosa.
A apresentação do reitor parecia uma aula. A partir de dados apresentados num projetor, Pedro falava e dúvidas de professores e estudantes eram levantadas e respondidas em números, em fatos. Fato é, conforme o próprio reitor Pedro Hallal tem alertado desde o anúncio dos cortes, que a universidade pode não completar o ano com as portas abertas aos seus 20 mil estudantes. “E quem está para se formar neste ano, se forma?”, perguntou uma estudante.
Como resposta, o reitor afirmou: “Não sei como será a partir de setembro. A gente tem tido este cuidado de ter a honestidade intelectual e não temos como pagar as contas a partir de setembro”, sentenciou. Aos estudantes, Pedro pediu mobilização e união para, através de manifestações na rua, reverter o quadro que é de terror para a educação pública brasileira. Em reunião com o ministro Abraham Weintraub na semana passada, o chefe da pasta afirmou ao reitor da UFPel que os cortes podem ser revistos, caso seja aprovada a Reforma da Previdência, o que tem sido considerada uma chantagem tanto pela reitoria da UFPel como pelos movimentos que tomaram as ruas do país na semana passada.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário