Boletim da Zona Sul

Rio Grande: Atenção Primária à Saúde é tema de debate no PlanificaSUS

Encontro teve início na segunda-feira com a participação da secretária de Saúde, Arita Bergmann

Confira também:
Pedro Osório: Secretaria e Obras finaliza reforma do sistema de esgoto no Matarazzo
Piratini: UFPel lança projeto de desenvolvimento do turismo na Zona Sul

O auditório do Hospital Universitário da Furg, está sendo palco para o Workshop PlanificaSUS, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com Prefeitura do Rio Grande. A planificação busca uma melhor organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, proposta que é elaborada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. A atividade teve início na segunda e se encerra nesta terça-feira (16), com palestras, grupos de trabalho e visitas técnicas a respeito do tema.

A mesa de abertura na segunda foi composta pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, pela secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, pela pró-reitora da Furg, Carla Amorim Gonçalves, pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, pela coordenadora da 3ª regional de saúde, Rode Laco Gonçalves, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rio Grande, Eliana de Freitas Pereira, pela representante do CONASS Marta Barreto, e pela representante do Hospital Albert Einsten, Aline Teles.

O evento tem por objetivo apresentar o projeto de planificação de atenção a saúde, PlanificaSUS, aos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e pactuar ações para qualificar as redes de atenção a saúde na região, remodelando os processos de trabalho e fortalecendo os serviços prestados nas unidades básicas de saúde. A planificação busca diminuir filas em serviços especializados de alta e média complexidade, qualificar o acesso dos usuários ao SUS, organizar agendas, propondo que os processos de trabalho possam ser organizados de forma mais eficiente, para que exista maior integração entre a rede de atenção primária e a especializada. Na 3ª Regional de Saúde, a linha prioritária do projeto é o atendimento a saúde mental.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou a importância do evento na defesa do SUS e na qualificação dos serviços ofertados pelo sistema “Precisamos avançar na defesa desse sistema que é tão precioso na questão da saúde das pessoas. O Planifica SUS, em um período como o que a gente vive, e que se vê muita desconstrução em várias áreas, é uma iniciativa que permite darmos passos em direção ao avanço. A provação é cotidiana, mas devemos trabalhar na defesa desse sistema único que vem sendo construído a mais de 40 anos, e que já teve percalços durante essa caminhada. Mas o que sustenta o trabalho do SUS efetivamente é a rede, uma rede extremamente forte que atua na atenção básica, e que está aqui representada para essa construção”, ressaltou o prefeito. Após a abertura, Lindenmeyer e os demais prefeitos, secretários e representantes dos municípios da região assinaram termo de compromisso com o Estado para o desenvolvimento da pauta.

Segundo a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, o foco do PlanificaSUS é a atenção primária. “Na metodologia da planificação, o fundamental é a inversão do modelo. Aquilo que a gente diz no discurso, nas portarias, nas diretrizes, e acaba não fazendo, que é o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde. E neste sentido o governo do estado está honrando o compromisso de pagamento com regularidade nos incentivos municipais”, afirmou.

Além da abertura oficial, a manhã de atividades foi marcada pela exposição que introdus a temática do PlanificaSUS, nomeada “O que é a Planificação da Atenção à Saúde?”. No período da tarde, a atividade se concentrou em grupos de trabalho, com debates sobre temas centrais da pauta como , “ “Por que trabalhar em Redes?” e “O Modelo de Atenção às Condições Crônicas”. Nesta terça, o PlanificaSUS continua.

Veja a programação desta terça à tarde
13h30min – Exposição Dialogada: “O cenário de trabalho: apresentando o mapa da Região de Saúde”

14h30min – Exposição Dialogada: “Aderi ao PlanificaSUS, e agora?”

15h20min – Esclarecendo Dúvidas

16h10min – Exposição Dialogada: “A formação de Facilitadores e Tutores”

16h40min – Avaliação

17h – Encerramento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Piratini: UFPel lança projeto de desenvolvimento do turismo na Zona Sul Anterior

Piratini: UFPel lança projeto de desenvolvimento do turismo na Zona Sul

CRAM e Projeto Pinípedes do Sul realizam a soltura de um lobo-marinho nesta terça Próximo

CRAM e Projeto Pinípedes do Sul realizam a soltura de um lobo-marinho nesta terça

Deixe seu comentário