Boletim da Zona Sul

Rio Grande: Plataforma Decide lança pesquisa sobre controle de agrotóxicos

Executivo apresentou o substitutivo ao PL 069/2017 - que institui o Plano Municipal de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos - para a apreciação dos vereadores

Divulgação -

Confira também:
Bagé: Convênio garante repasse para Santa Casa de Caridade
Canguçu: Programa de Educação Fiscal incentiva à prática da cidadania

Mais uma pesquisa de opinião foi lançada em Rio Grande para que a comunidade possa contribuir com sua participação por meio da plataforma digital Decide Rio Grande. Desta vez, o tema em questão é o controle e monitoramento de agrotóxicos, visto que o Executivo apresentou o substitutivo ao PL 069/2017 para a apreciação da Câmara de Vereadores. Este projeto de lei institui o Plano Municipal de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos.

Durante a ação, foi apresentado o passo a passo de como utilizar a plataforma Decide, além de detalhes da pesquisa e como a comunidade pode contribuir com este e outros temas.

O espaço virtual do Decide Rio Grande, permite que todo cidadão ou cidadã colabore com suas sugestões e propostas. Para se cadastrar e participar das pesquisas disponibilizadas no site,é necessário acessar o endereço, marcar o campo “individual”, inscrever-se e definir um login e senha.

Participaram da reunião de apresentação, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Morrone, o Secretário de Desenvolvimento Primário,  José Leomar Soares, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande, Daniel Prado, e o diretor da Faculdade Anhanguera Educacional, Makoto Ueno.

Eduardo Morrone destacou como a pesquisa foi pensada até o lançamento, e conta que tudo foi construído através de reuniões e também do diálogo com os produtores rurais.

O prefeito Alexandre em sua fala saudou a todas as entidades representadas e destacou a importância e o principal objetivo de pesquisas como essa. “Essa plataforma é mais uma possibilidade de participação popular, no sentido de contribuir com opiniões da comunidade nos mais variados temas”, disse.

Alexandre ressaltou ainda que a plataforma segue o exemplo de outros países, onde a população interage através dos meios digitais. “Nós não estamos abrindo mão das assembleias presenciais, sejam elas no sentido de debater o orçamento público ou outros assuntos dentro da comunidade, mas permite dentro do cotidiano no qual as pessoas estão inseridas que elas também possam dar a sua contribuição”.

A pesquisa sobre o controle e monitoramento de agrotóxicos estará disponível até 23 de agosto em www.decide.riogrande.rs.gov.br.

Sobre a Plataforma
O Decide Rio Grande foi inspirado em outro modelo, com origem em Barcelona, na Espanha, a Decidim. A Decidim foi projetada com base em princípios que promovem a inovação democrática na era digital, criando possibilidades de desenvolver políticas de decisão cidadã, com ênfase no âmbito municipal. O objetivo foi de ampliar a participação popular.

No município de Rio Grande, essa é uma ferramenta híbrida que possibilita a participação popular na tomada de decisões, oportunizando consultas públicas para estabelecer prioridades para diferentes regiões de Rio Grande, assim como para o município como um todo.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Salas fechadas, acervos guardados e inexplorados Anterior

Salas fechadas, acervos guardados e inexplorados

Canguçu: Programa de Educação Fiscal incentiva à prática da cidadania Próximo

Canguçu: Programa de Educação Fiscal incentiva à prática da cidadania

Deixe seu comentário