Novo nome
Roberta Paganini é a nova Secretária de Saúde de Pelotas
Atual titular da pasta em São José do Norte, ela subsititui o interino Leandro Thurow
Carlos Queiroz -
Pelotas tem uma nova Secretária de Saúde - a terceira dentro da gestão Paula Mascarenhas (PSDB). É Roberta Paganini, que ocupa atualmente o mesmo cargo em São José do Norte. Ela foi nomeada ontem e assume o cargo em setembro com os desafios de quem liderará um setor primordial e desafiador.
Roberta é graduada em Administração pela PUC-RS e possui pós-graduação em Gestão Federal do SUS pelo Instituto Sírio Libanês. Após período trabalhando na iniciativa privada, se tornou servidora de carreira do Ministério da Saúde. Pelo órgão, foi cedida para a Secretaria de Saúde de Rio Grande, onde atuou como representante do Núcleo de Saúde Coletiva e como Secretária Adjunta. Atualmente, é titular da pasta em São José do Norte.
Este é o terceiro nome na Secretaria da Saúde de Pelotas na gestão Paula Mascarenhas. Roberta sucede Ana Costa - atualmente diretora do Departamento de Ações em Saúde do Rio Grande do Sul - e Leandro Thurow, que assumiu em abril interinamente. Ao agradecer os serviços de Thurow, que segue no quadro de funcionários da secretaria, a prefeita justificou a escolha pela congruência de pensamentos. "Queremos uma gestão eficiente e afetiva, liderada por alguém com experiência com municípios."
Roberta assumirá a SMS, de fato, no dia 1º de setembro. O motivo é o trâmite burocrático que terá de ser feito junto ao Ministério da Saúde para a troca de município de atuação. Ela inicia agora, entretanto, o processo de transição - uma primeira reunião foi realizada na tarde da quinta-feira para apresentação à equipe de trabalho.
Desafios
Indagada pelo Diário Popular sobre os pontos a serem trabalhados mais intensivamente em Pelotas, Roberta destacou a atenção hospitalar. "Existe hoje uma sobrecarga na média-complexidade, que é quando o cidadão já está adoecido. É preciso trabalhar a atenção básica, utilizando a educação popular para estimular a prevenção. Nesse ponto, é muito importante chamar o Conselho Municipal de Saúde para trabalhar não somente como fiscalizador, mas construtor da saúde pública."
Roberta destacou também o fim da parceria do programa Mais Médicos com profissionais cubanos. Segundo ela, o fato do Governo Federal não ter encontrado uma solução tem causado um colapso em localidades afastadas, como é o caso da colônia de Pelotas.
Por fim, a nova Secretária de Saúde de Pelotas frisou a importância de o Governo do Estado regularizar débitos com o município e com hospitais como a Santa Casa Misericórdia. Recentemente, a instituição assinou contrato com o Banrisul para acessar recursos do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (Funafir), de pouco mais de R$ 1 milhão. O montante é referente a pendências estaduais, referente à metade da parcela de setembro e aos meses de outubro, novembro e dezembro. No início do mês, o Governo do Estado quitou dívidas de 2014 a 2017 com os municípios gaúchos, faltando ainda R$ 216 milhões referentes ao ano passado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário