Conhecimento
Robopel 206 aproxima estudantes da tecnologia
Evento integra a programação da semana de aniversário de Pelotas e proporciona maior relação entre as instituições de ensino e a robótica
Começou nesta quarta-feira (4) e ocorre ao longo de quinta-feira (5) o Robopel 206, no Pelotas Parque Tecnológico. Por dois dias, toda a rede escolar do município, pública e privada, tem a possibilidade de aproximar-se dos fundamentos da robótica e adquirir conhecimentos quanto à tecnologia.
A parceria entre prefeitura, Sesi e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve início a partir do Núcleo Regional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa como uma das atividades em comemoração ao aniversário de 206 anos do município."Foi um evento muito colaborativo (…) é a nossa contribuição neste aniversário", destaca a diretora executiva do Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro.
A professora do Sesi, Jéssica de Campos, explica que as oficinas são realizadas pelos diversos parceiros, entre eles a própria escola. Nela, os alunos já costumam trabalhar com tecnologia, sendo a robótica um dos temas. Agora, tanto estudantes quanto professores podem compartilhar seus conhecimentos adquiridos com o público em geral.
Trabalhando a partir de peças de legos, os alunos aprendem com uma didática diferente, com atividades em grupo, contam os estudantes Douglas Bueno e João Pedro Lopes. Eles destacam a importância da robótica em seu componente curricular para desenvolver sobre inovação através de atividades montadas com objetivos didáticos. Quanto à mostra, Douglas comemorou a possibilidade de exibir seus aprendizados ao público. "É muito legal mostrar para o pessoal o que a gente trabalha lá dentro", enaltece.
Para o pesquisador de pós doutorado do Cento de Desenvolvimento Tecnológico do curso de Ciência da Computação e também membro do Elimu Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tiago Primo, a mostra é uma oportunidade de desenvolver na prática os conhecimentos adquiridos e contribuir neste ecossistema tecnológico onde Pelotas se encontra, trazendo frutos e soluções práticas que possam contribuir. Além do desenvolvimento do raciocínio lógico, abstrato e conhecimento eficaz, ele crê que o evento é uma oportunidade de utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizado.
Atualmente, a rede municipal possui dez clubes de robótica em parceria com a UFPel. Uma das alunas beneficiadas por este projeto é Lorrayne Milech, de 14 anos, aluna da Escola Luiz Augusto de Assumpção. A menina diz gostar de trabalhar com tecnologia e o conhecimento adquirido na escola já lhe traz a expectativa de trabalhar no meio em seu futuro. Mesmo com a pouca idade, a estudante já desenvolveu o próprio jogo, com tecnologia em primeira pessoa, ele traz uma proposta de caçar fantasma.
Alguns dos robôs são produzidos em lego, trazendo a possibilidade de interação. Além dos projetos feitos na plataforma de computação Arduino e com linguagem Scratch, oferecendo um ambiente de programação on-line. As mostras e oficinas começam as 9h e encerram-se às 16h. Para a articuladora pedagógica da rede brasileira de aprendizagem criativa, Carolina Rodeghiero, o evento abre também a possibilidade de novas mostras parecidas ocorrerem em breve no município, a partir da parceria criada entre as diversas instituição participantes.
Confira a programação das oficinas desta quinta-feira
9h - Robótica educacional (Escola Sesi)
Minimundo: Biomas com Scratch
Pixel Art: Computação desplugada
Experimentos coreográticos
9h30min - Robótica com Lego (Escola Sesi)
10h - Robótica com Lego (Escola Sesi)
Minimundo: Biomas com Scratch
Pixel Art: Computação desplugada
10h30min - Robótica com Lego (Escola Sesi)
11h-14h - Intervalo
14h - Robótica com Lego (Escola Sesi)
Pixel Art: Computação desplugada
Programação com Scratch Cards
14h30min: Robótica com Lego (Escola Sesi)
SoccerCraft: Computação desplugada
15h - Robótica com Lego (Escola Sesi)
SoccerCraft: Computação desplugada
Programação com Scratch Cards
Experimentos Coreográticos
15h30min - Robótica com Lego (Escola Sesi)
16h - Encerramento
Mostra de trabalhos e mostra interativa
Plantas, luz, água e Arduino
Mostra de alunos do Sesi
Makey Makey
Lego Mindstorm NXT
Lego Mindstorm EV3
Laboratório de Aprendizagem Criativa
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário