Religião

Romaria da Juventude celebra fé em Pelotas

Procissão, com destino ao Santuário de N.S. de Guadalupe, teve tema inspirado na Jornada Mundial da Juventude

Foto: Jô Folha - DP - Centenas de jovens participaram do deslocamento até o Santuário

Na manhã de sábado (19), centenas de jovens católicos se uniram na paróquia Operários de Cristo, no Sítio Floresta, entre abraços, canções e orações para dar a largada à 4ª Romaria da Juventude da Arquidiocese de Pelotas. O destino da procissão foi o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, onde, já à noite, foram recebidos com uma missa presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Bergmann.

A inspiração para a romaria vem de um versículo do Evangelho de Lucas que também motivou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu no começo do mês em Lisboa, Portugal. A citação bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente” foi escolhida pelo Papa Francisco para motivar os fiéis católicos a saírem de suas zonas de conforto para evangelizarem e levarem uma palavra de fé e conforto aos próximo. Ao longo do trajeto, os romeiros tiveram paradas para oração e visitas.

A quarta edição da romaria também marcou também o esperado reencontro da juventude católica de Pelotas após o afastamento causado pela pandemia. “Essa romaria cai muito bem neste momento, porque estamos vivendo no Brasil o terceiro ano vocacional. ‘Corações ardentes, pés à caminho’ é o lema, e o tema enquadra-se dentro da Igreja toda porque nós vivemos a JMJ”, explica o padre Wilson Fernandes.

“Tudo isso olhando para Maria, que vai à nossa frente. Ela é modelo, exemplo de quem colocou-se à caminho à serviço do Senhor. E com ela e toda a juventude podemos nos levantar e nos colocar à caminho à serviço de tantos irmãos e irmãs que precisam de uma palavra de esperança”, diz o padre. Ele convida ainda para a romaria arquidiocesana, no Santuário de Guadalupe, em 22 de outubro, e para dia 26 de novembro, com a ordenação de diáconos na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.

O seminarista Gustavo Vieira tem 25 anos, é natural de São Paulo e está avançando em sua vida eclesiástica em Pelotas. “Tem sido uma experiência fantástica o contato com o povo de Deus nessa cidade e nessa região, que é totalmente diferente de São Paulo na sua cultura e nas suas características, e tem sido um povo muito acolhedor”, compartilha.

Gustavo considera que a romaria é um convite à juventude para atender a um chamado de Deus para servir dentro da Igreja. “Seja num ministério ordenado, como padres e bispos, mas também como leigos e leigas nas suas famílias, nas suas comunidades”, diz. “A romaria da juventude é um trajeto. Na nossa fé católica nós estamos sempre à caminho de uma meta, de um objetivo maior, e essa caminhada também representa um pouco disso”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comitê Municipal das Crianças é formado Anterior

Comitê Municipal das Crianças é formado

Presidente da AMP diz: “O médico precisa de segurança acima de tudo” Próximo

Presidente da AMP diz: “O médico precisa de segurança acima de tudo”

Deixe seu comentário