Romaria de Guadalupe espera reunir 15 mil devotos

34ª edição do evento ocorre neste final de semana; tradicional procissão motorizada se inicia às 8h de domingo, da Catedral Metropolitana

Um dia para manifestar a esperança: a 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe será neste domingo (20). O evento é tradição em Pelotas e a edição deste ano tem como tema Com Maria, no caminho da missão, a serviço da vida. A Arquidiocese de Pelotas aguarda mais de 15 mil fiéis para acompanhar o dia de devoção. A partir das 8h, a procissão partirá da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula em direção ao Santuário da Cascata, no 5º Distrito de Pelotas.

A padroeira da América Latina possui muitos devotos na região e o dia de celebração da fé recebe moradores de Pelotas e de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, lembra uma das organizadoras, Patrícia Frank. "São muitos devotos, o pessoal tem muita fé em Nossa Senhora de Guadalupe", destaca. A santa é considerada a mãe dos mais necessitados, pelas circunstâncias de sua aparição, no México, em 1531. As homenagens também mostram a união entre os católicos, além de servir de momento para que os pais ensinem aos filhos como ter fé.

A romaria é um dos principais momentos do ano para a Arquidiocese de Pelotas. A programação se inicia às 8h, com a tradicional procissão motorizada que carrega a imagem da santa rumo ao Santuário. Durante a tarde, uma série de apresentações e espetáculos artísticos ocorre, bem como cantos e orações à Nossa Senhora de Guadalupe. A última atividade é a missa de encerramento, marcada para as 16h.

O almoço desta edição conta com duas opções, uma com preço popular. A refeição mais barata está sendo organizada para servir carreteiro, feijoada e refrigerante. O combo poderá ser adquirido por R$ 15,00. O galeto, vendido todos os anos, custará R$ 30,00, acompanhando o prato de salada. Os food trucks também servirão lanches aos presentes, como churrasquinhos e salgados. Quem quiser pode, ainda, levar seu alimento de casa.

Após o dia de união entre os romeiros, segundo Patrícia, a Arquidiocese concentra as atividades para as celebrações de Natal. Em novembro, um presépio com as figuras católicas será aberto na Cascata. O Santuário fica aberto ao público nos demais dias do ano, pronto para receber os fiéis que desejam acender velas, realizar orações e fazer pedidos para a santa.

Céu segue nublado

Para domingo, a previsão do tempo não é muito amigável, mas a chuva deve ir embora. O sol aparece entre muitas nuvens, deixando o dia nublado. A previsão é de uma temperatura mínima de 10ºC e máxima de 20ºC.

Programação

8h - Carreata em direção à Cascata
9h - Início da procissão a pé da Cascata ao Santuário
10h - Missa de Celebração Eucarística no Santuário de Guadalupe
12h - Almoço
13h30min - Oração do rosário
16h - Missa de encerramento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão reconta votos para conselheiro tutelar Anterior

Comissão reconta votos para conselheiro tutelar

Agências da Caixa irão atender em horário estendido para saque do FGTS Próximo

Agências da Caixa irão atender em horário estendido para saque do FGTS

Deixe seu comentário